Cultura
Peça teatral conta apenas com um ator, Danillo Sabino, que interpreta os personagens com boneco

Sumaré recebe peça teatral sobre sustentabilidade e oficinas de criação nesta quarta-feira

Projeto Despertar das Artes da Sociedade Humana Despertar ganha peça gratuita para ampliar a conscientização ambiental

Da Redação | Tribuna Liberal

Sumaré será palco de uma nova e emocionante peça teatral voltada para o público infantil, focada em sustentabilidade, criatividade e conscientização. No mês em que se celebra o Dia Nacional do Teatro, o Projeto Despertar das Artes, desenvolvido pela SHD (Sociedade Humana Despertar), é presenteado com um novo espetáculo idealizado e desenvolvido por artistas da cidade. O espetáculo será realizado no dia 25 (quarta-feira) e promete encantar adultos, crianças e adolescentes, com entrada gratuita para os inscritos e comunidade.

A obra é uma atividade que complementa as ações para os participantes do projeto. Criada por Danillo Sabino, tem como enredo a história de dois personagens icônicos que se aproximam por meio de um objeto mágico feito de retalhos de tecidos que seriam descartados. A narrativa aborda a importância da reutilização de materiais têxteis, mostrando como roupas velhas podem ser ressignificadas e transformadas em algo inovador, promovendo a sustentabilidade no mundo da moda e da produção em massa.

SUSTENTABILIDADE E CRIATIVIDADE  

A peça teatral conta apenas com um ator, o próprio idealizador, Danillo Sabino, que interpreta os personagens com bonecos produzidos especialmente para o espetáculo. Com duração média de 30 minutos, o evento gera grande expectativa de conscientização no público. Após a apresentação, os inscritos no projeto serão convidados a participar de uma oficina de criação de bonecos de pano, utilizando roupas e tecidos que seriam descartados. Essa atividade prática visa estimular a criatividade das crianças e conscientizá-las sobre o impacto do consumo sustentável.

“O teatro nos permite transformar histórias em poderosas ferramentas de aprendizado e reflexão. Através dessa peça, queremos mostrar que, assim como os retalhos que se unem para formar algo novo, cada gesto de reutilização e cuidado com o meio ambiente pode gerar um impacto positivo. É uma oportunidade de ensinar nossas crianças, de forma criativa e emocionante, que a sustentabilidade começa com pequenas ações. Vamos juntos criar um futuro mais consciente e humano”, explica Danillo Sabino, autor da peça e educador do Projeto Despertar das Artes.

A peça, que tem produção independente, conta com a cenografia e figurinos comandados por Fabiana Scamato, formada em moda e design. O espetáculo utilizou materiais descartados, ressaltando a importância da reutilização. Fabiana idealizou o trabalho para alcançar um maior número de pessoas em todo o país, para que possam enxergar oportunidades de transformar objetos em arte, sem a necessidade de novos recursos, promovendo a criatividade, sustentabilidade e o cuidado com o planeta.

SOBRE O PROJETO DESPERTAR DAS ARTES

O Projeto Despertar das Artes é uma iniciativa da Sociedade Humana Despertar (SHD), voltada para jovens entre 4 e 17 anos. As oficinas são gratuitas e seguem com inscrições abertas. Neste ano, o projeto celebra a cultura popular de diversas regiões do Brasil, com destaque para o Norte e o Nordeste, por meio de espetáculos temáticos.

A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, por meio da Lei Rouanet, com o patrocínio da Unimed Campinas e BRK, e apoio do Instituto BRK.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

As inscrições para as oficinas estão abertas. Interessados podem garantir suas vagas enviando um e-mail para shd@shd.org.br, acessando o site www.shd.org.br ou visitando a sede da SHD

Deixe um comentário