Cultura

Roda de Conversa discute desafios trazidos pela pandemia na rotina das mulheres

Dando continuidade as atividades do mês da Mulher, a Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, realizou uma roda de conversa na Associação Ponto de Cultura Caminhos, localizada no Jardim Adelaide. A roda de conversa contou com a participação das moderadoras Tereza Godinho, psicóloga e especialista em Direitos Humanos e questões étnicos sociais; Paolla Miguel, vereadora em Campinas; e Marlene Batista, diretora de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Hortolândia. Durante o encontro foi desenvolvido um diálogo sobre a temática dos desafios que a pandemia impôs, especialmente, às mulheres.
“No cotidiano as mulheres têm tripla jornada de trabalho marcada, para muitas, por sobrecarga. E com tudo isso, podemos constatar que a saúde da mulher ficou muito mais exposta. As mulheres sentem em seus corpos e em sua saúde mental a incompatibilidade entre jornadas super extensas de trabalho, tensões provocadas pela pobreza e a responsabilidade pelo cuidado das pessoas que delas dependem. Muitas delas garantem o sustento da casa e o bem-estar das pessoas”, finalizou Marlene.
A Prefeitura de Hortolândia promove, ao longo deste mês, uma série de atividades para celebrar o dia internacional da mulher. A programação mobiliza diversas secretarias municipais.
De acordo com a chefe do Setor de Políticas Públicas para Mulheres, Jacyra Souza, as ações de celebração do “Mês da Mulher” começaram no dia 1° de março com a iluminação ornamental em tons rosa na Ponte da Esperança (Estaiada). Além disso, os portais das avenidas São Francisco e Thereza Ana Cecon Breda estão com mensagens alusivas à programação. Os ônibus municipais receberam cartazes em homenagem ao Mês da Mulher.
As secretarias municipais também organizam uma série de atividades convidando a comunidade feminina a uma participação mais efetiva nas ações e no desenvolvimento de políticas públicas. Haverá palestras, rodas de conversa, ações de fortalecimento e realização de exames voltados à promoção da saúde da mulher.

Deixe um comentário