Projeto Escritores lança livro de poesias da menina Isabela, em Hortolândia
Menina de 7 anos morreu ano passado após ser atingida por
eucalipto na Lagoa do Taquaral, em Campinas; lançamento ocorre na próxima sexta
(16)
Da Redação | Tribuna Liberal
A arte poética pode ajudar a amenizar a dor da perda e eternizar a memória de um ente querido. A partir dessa premissa, a Prefeitura criou o projeto Escritores de Hortolândia. O início do projeto se dá com o lançamento do livro “Poesias de Isabela”, nesta sexta-feira (16).
O evento será, às 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. A menina Isabela Tibúrcio Fermino, de 7 anos, e moradora de Hortolândia, morreu em janeiro do ano passado depois de ser atingida por um eucalipto na Lagoa do Taquaral, em Campinas.
O projeto integra o PVAL (Plano de Valorização do Artista Local). De acordo com o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, o projeto é uma ação para dar apoio no lançamento de obras literárias escritas por autores do município. O livro reúne 22 poemas escritos por Isabela Tibúrcio.
Isabela Tibúrcio escrevia
poesias sobre coisas simples do dia a dia dela
O lançamento contará com a presença dos pais da menina, Sergio e Gislene. Haverá a exibição de um vídeo sobre a história de Isabela e sua família. O pai explica que a publicação do livro é uma promessa que a mãe havia feito para a filha. “A Isabela era uma criança à frente do tempo dela. Ela escreveu poesias sobre as coisas simples do dia a dia dela”, conta, emocionado, Sergio.
O pai destaca que sua poesia predileta é sobre a hora de dormir. “Antes de ir se deitar, Isabela ficava conversando e brincando com Gislene. As duas davam gargalhadas. Eu ficava no quarto ao lado, dizendo que já estava na hora de ir dormir. Aí que elas riam ainda mais”, relembra Sergio.
Além de homenagear e honrar a memória da filha, Sergio destaca que, com a publicação do livro, ele e a esposa buscam incentivar que mais crianças adotem o hábito da leitura. “Nessa época com tanta tecnologia, redes sociais, TikTok, queremos inspirar que outras crianças também adquiram o gosto por criar poesias e textos literários assim como a Isabela”, ressalta o pai.
O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, destaca a importância do projeto para apoiar o trabalho de autores do município. “O projeto ‘Escritores de Hortolândia’ é uma forma de reconhecer e incentivar os escritores da cidade que expressam sua arte e visão de mundo por meio das palavras. Cada livro lançado é uma janela para a alma de Hortolândia, que é rica e diversa. O livro ‘Poesias de Isabela’ é um exemplo disso. É uma obra que emociona e inspira por sua delicadeza e profundidade”, salienta o secretário.
SERVIÇO
Projeto Escritores de Hortolândia – Lançamento do livro “Poesias de Isabela”:
Data: 16/02 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos (dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi)
Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda
Deixe um comentário