Projeto Despertar das Artes apresenta espetáculo gratuito para crianças e adolescentes
Peça “Os guardiões do livro encantado” será encenada no
Teatro de Nova Odessa e promete sensibilizar o público com uma história inédita
interpretada por jovens talentos de Sumaré
Com foco nas vivências e no processo artístico dos inscritos no projeto social de Sumaré - Despertar das Artes, a Sociedade Humana Despertar (SHD) apresenta o espetáculo “Os guardiões do livro encantado”. O evento será realizado no dia 19 de outubro, às 19h, no Teatro Divair Moreira.
No mês em que se comemoram o Dia das Crianças (12 de outubro) e o Dia Nacional do Livro (dia 29), a peça teatral da SHD mobiliza dezenas de crianças para envolver a sociedade em uma imersão ao universo sensível da arte. O espetáculo contempla poesia, dança e dinâmicas criativas da arte circense. O educador Danillo Sabino, formado em Artes Cênicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, conta como se desenvolveu o processo de idealização da peça.
“Durante as aulas foram propostos jogos de improvisos, criações de cenas teatrais, dança e de circo. A partir desses exercícios foram surgindo imagens potentes e debates necessários, como a importância da leitura em nossos dias, as mudanças sociais causadas pelos avanços tecnológicos e as implicações dessa realidade em nossas vidas. Assim foram levantadas possíveis histórias a serem contadas, desde de um mundo fantasioso até coisas factuais que impactam a vida de todos”, disse.
O espetáculo “Os guardiões do livro encantado” fala sobre um livro-mágico que por guerra de poderes foi levado de seu lugar de origem. Percorreu durante séculos vários lugares, com diversas pessoas tentando usar de seus poderes, até que finalmente alguém o encontra e entende que é necessário levá-lo de volta, para o lugar de origem.
“Os ensaios foram pensados no processo artístico de cada um. E não somente no resultado final, que é a apresentação do nosso espetáculo. No começo dos ensaios, cada oficina teve seu tempo para a elaboração. Depois, os ensaios foram se transformando em prol da sequência das apresentações, misturado às modalidades do projeto - literatura, circo e dança. Antes de educadores, somos artistas. Enquanto artistas, temos uma autocobrança para que essa obra seja entregue com eficiência. Então, tudo o que a gente deseja é que, além de estarem fazendo uma coisa que gostem, as crianças se divirtam e possam se sentir felizes por completo, como já testemunhamos em outras oportunidades. Estamos empolgados e ansiosos com a entrega dessa apresentação. Acreditamos em nosso jovem elenco”, conclui motivado o educador do projeto.
A peça promete envolver os expectadores ao mundo da arte e do desenvolvimento humano. Com a aplicação de soluções midiáticas de áudio, o projeto apresentará composições inéditas para sensibilizar o público.
Por meio do projeto Despertar das Artes, a Sociedade Humana Despertar - SHD, em parceria com a Agência Humanitária Humaniza, oferece oficinas gratuitas de circo, literatura e dança para crianças e adolescentes de Sumaré e região. O projeto é viabilizado com apoio do ProAC ICMS e conta com o patrocínio da CPFL Energia e apoio da Rumo Logística e do Instituto CPFL.
Os interessados em conhecer mais e apoiar os projetos da Sociedade Humana Despertar podem entrar em contato por e-mail para shd@shd.org.br, telefone (19) 3873-9015, site shd.org.br. ou na sede na Rua dos Pinheiros, 105 – Jd. Basilicata – Sumaré.
SERVIÇO
Espetáculo: “Os guardiões do livro encantado”
Teatro Municipal de Nova Odessa Divair Moreira
Rua do Tamboril, 140 – Jardim das Palmeiras – Nova Odessa
Entrada gratuita
Deixe um comentário