Cultura
Evento terá entrada gratuita, além de segurança e fechamento do recinto para o público

Prefeitura e entidades confirmam realização da Festa das Nações de Nova Odessa em outubro

Serão dez países “representados” por entidades locais; já estão confirmados shows de Sâmi Rico e Leo Maia – além de artistas locais e da região

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Nova Odessa e a Aeano (Associação das Entidades Assistenciais de Nova Odessa) confirmaram a realização da 36ª Festa das Nações Beneficente nos dias 11, 12 e 13 de outubro, durante o final de semana do feriado de Nossa Senhora Aparecida e do Dia das Crianças. Já estão confirmados shows de Sâmi Rico e Leo Maia – além de artistas locais e da região.

A marca da edição deste ano, patrocinadores, cardápios, programação musical completa e nomes das embaixatrizes devem ser divulgados nos próximos dias pela organização. O recinto da Festa, com total segurança, vai ser montado novamente na Praça dos Três Poderes, na Avenida João Pessoa, 777, Centro. O estacionamento de veículos acontece nas ruas adjacentes.

Como em anos anteriores, a realização da Festa das Nações é feita de forma conjunta entre o município e Aeano. Todos os valores arrecadados com as vendas dos pratos típicos dos países representados ficam para as entidades participantes. Neste ano, o público vai ter opções de pratos típicos de dez países, cada um representado por uma entidade assistencial da cidade.

Como nos últimos anos, a Comunidade Geriátrica (o “Lar dos Velhinhos” de Nova Odessa) aposta na culinária do Brasil; o Lions Club defende a bandeira dos EUA (Estados Unidos da América); a Apadano (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos) traz a culinária de Portugal; a Apae representa as cores da Itália; a Casa Abrigo Casulo volta a representar a Argentina; a ONG Casa Mais “defende” o Havaí; a AAANO (Associação Amigos dos Animais) vai representar a Austrália; o SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade, a “Guardinha” da cidade) traz o México; a Avano (Associação dos Vicentinos), a culinária milenar da China; o Rotary Clube de Nova Odessa representa a Alemanha; e o Centro Cultural Leto (antiga ABCL), é claro, a Letônia.

O evento contará novamente com entrada gratuita, como acontece desde 2022, além de segurança e fechamento do recinto – para garantir o conforto e segurança do público presente. Na sexta-feira, dia (11), o recinto e as barracas abrem às 19h. No sábado, às 18h, e no domingo, tem o tradicional almoço a partir das 12h – e uma programação que continua ao longo de toda a tarde e noite.

Outra medida que recebeu elogios nas edições mais recentes será repetida: a praça de alimentação coberta com mesas e cadeiras, que complementa o próprio espaço interno das barracas das entidades. Voltando à cidade, o Parque do Amiguinho promete trazer mais de dez atrações, incluindo brinquedos tradicionais como Barco Viking, Samba, Carrinhos Bate-Bate e Space Loop, entre outros.

“É o terceiro ano consecutivo em que a Festa volta a acontecer presencialmente, o segundo com o Parquinho, que também era algo tradicional. Além dos shows, estamos preparando uma grande programação de palco, incluindo apresentações de artistas e talentos locais, inclusive na área da Dança – além, é claro, de reservarmos espaço para músicos locais no nosso palco”, comentou o responsável pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura, Lucas Camargo.

“As entidades pretendem fazer uma Festa com muita alegria, muita diversão, com o melhor da gastronomia de cada país. A arrecadação da Festa das Nações ajuda e muito o caixa de todas as entidades participantes, ainda mais por ser final de ano. É um reforço para que elas possam continuar prestando esse bom serviço para a população de Nova Odessa. Aguardamos novamente um grande público”, completou o presidente da Aeano, Carlos Pinotti.

 

Deixe um comentário