Cultura
Evento foi realizado no ponto de cultura e contou com 250 participantes, inclusive internacionais

Ponto de Cultura Avivar agita cena artística com evento cultural em Sumaré

Da Redação | Tribuna Liberal

O Ponto de Cultura Avivar das Artes recebeu grande público no Jardim Bom Retiro, em Sumaré, agitando a cena cultural local ao promover diversas oficinas, mostras e apresentações artísticas do Projeto “Avivar das Artes”. O evento cultural teve entrada gratuita e foi realizado na sexta-feira (13) através da Lei Paulo Gustavo e contou com a presença de cerca de 250 participantes no espaço do ponto de cultura.

O evento contou com presenças internacionais como o fotógrafo italiano Dario Vergos, o DJ Matzoo também Italiano e o B-boy norte americano Crumbs que recepcionaram o público com oficinas de graffitti, fotografia, breaking e cypher (atividade em que B-Boys e B-Girls formam um círculo e, um após o outro, entrem no meio dele para dançar). Essas atividades foram dirigidas conjuntamente entre os artistas estrangeiros e locais renomados na cena regional como B-boy Allan (Influência Hip Hop), o Grafiteiro Gelin, Dj Jeff, Coletivo Obra Crew, Bboy Negão, MC Michelin e B-boy Turket.

O público presente teve oportunidade de interagir com aproximadamente 200 artistas iniciantes, entre crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, público da assistência social referenciados aos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do município, oriundos de vários outros bairros e regiões da cidade, que por sua vez, tiveram oportunidade de participar de uma grande integração cultural, na plateia também estavam familiares e membros da comunidade local que presenciaram a apresentação de diversos números artísticos.

“Quando iniciei no Avivar das Artes descobri a paixão pela dança, fui me dedicando, aprendi os passos, as coreografias e hoje o nosso grupo arrasou em mais um evento e estamos muito felizes”, comenta a participante Laryssa Gonçalves, 12 anos, uma das destaques do evento representando o núcleo do bairro São Judas Tadeu.

Após as oficinas o evento seguiu ao longo de toda tarde com diversas apresentações de dança, sendo que todos os trabalhos artísticos foram produzidos integralmente pelos participantes, com supervisão e orientação técnica dos oficineiros/arte educadores do projeto ao longo de meses de oficinas de artes cênicas.

As oficinas e eventos culturais promovidos pelo projeto são realizados nas periferias de Sumaré com total gratuidade de acesso, sempre em espaços de atuação do Ponto de Cultura Avivar 3º Setor que é certificado pelo Ministério da Cultura, espaços culturais estabelecidos nos territórios de moradia dos participantes, facilitando assim o acesso de familiares e comunidade local, com objetivos de ampliar, descentralizar e democratizar o acesso a cultura na cidade, que sãos os principais objetivos da Lei Paulo Gustavo.

O evento também contou com as medidas de acessibilidade previstas no projeto, como disponibilização de banheiros acessíveis, rampas de acesso, intérprete de libras, audiodescrição, entre outros. O projeto Avivar das Artes é uma iniciativa cultural do Ponto de Cultura Avivar 3º Setor em Sumaré, realizada através da Lei Paulo Gustavo e parcerias de coletivos e instituições locais como Influência Hip Hop, Sociedade Beneficente São Judas Tadeu, Associação Recanto Tia Cecilia, Nisfram e Instituto Bem Querer.

Deixe um comentário