Pernas Voluntárias inclui PCD por meio da pintura em tela
Atividade cultural e inclusiva acontece neste sábado, dia 19 de maio, 9h às 16h, na sede do Rotary Club Hortolândia, Remanso Campineiro
O Instituto Pernas Voluntárias de Hortolândia e o projeto SolidArt realizam, neste sábado (14/05), a primeira edição da atividade Pintura em Tela - Incluir através da Arte. O evento conta com o apoio da Prefeitura e faz parte das ações em comemoração ao 6º ano do Instituto na cidade e do 31º aniversário de Hortolândia, celebrado no dia 19 de maio. A atividade cultural e inclusiva será das 9h às 16h, na sede do Rotary Club Hortolândia, localizado na rua José Camargo, 185, Remanso Campineiro.
De acordo com Cristiane Rocha, fundadora do Instituto Pernas Voluntárias, o SolidArt é um evento social que busca oferecer o contato com a arte a todos os grupos sociais que, por algum motivo, estão excluídos desse tipo de atividade.
“Nossa finalidade com esse evento é proporcionar a reflexão e a sensibilização das pessoas quanto à necessidade de inclusão social de pessoas com deficiência e isso se dará por meio do mundo da pintura em tela. Queremos promover a inclusão por meio da arte de pintar”, afirma Cristiane.
No sábado, as pessoas com deficiência que participam do Pernas Voluntárias estarão presentes para prestigiar o evento, considerado por Cristiane “um momento significativo na história da democratização do acesso às atividades artísticas em nossa cidade”.
O Projeto SolidArt, parceiro do Pernas Voluntárias na atividade, foi idealizado pela artista plástica Lais Thomazini, fundadora do Estúdio La Clio, com o propósito de promover a inclusão por meio da arte de pintar.
Além das pessoas atendidas pelo Instituto Pernas Voluntárias, a comunidade também pode participar da programação, elaborada para abranger todos os públicos.
“Convidamos a todos a presenciarem essa vivência única, onde os pensamentos e os sentimentos correrão livres, passando pelo coração e saindo pelas mãos daqueles que criam, transformando suas telas em verdadeiras obras de arte. Será emocionante”, disse Cristiane Rocha.
Especialistas afirmam que a arte pode ajudar as pessoas com deficiência física ou cognitiva a desenvolverem a criatividade, a sensibilidade, além de potencializar as capacidades intelectuais e aprender a expressar as emoções. Também auxiliam na construção ou fortalecimento da autoestima.
INSTITUTO
Fundado em 2016 em Hortolândia, o Projeto Pernas Voluntárias promove a inclusão de pessoas com deficiência física e cognitiva, por meio de corridas de rua e atividades esportivas. Nelas, um voluntário empurra o equipamento de rodas (bikes, triciclos, skates, surf “todos adaptados”), interagindo com a pessoa atendida pelo projeto. Atualmente, o Pernas Voluntárias atende 60 pessoas com deficiência, com o apoio de cerca de 150 voluntários.
Para manter o projeto, sem fins lucrativos, são realizadas rifas, bingos e venda de pizza. Outra fonte de recursos são doações de pessoas que se sensibilizam com o trabalho, a exemplo dos empresários que patrocinam novos equipamentos para a prática esportiva.
SERVIÇO
1º edição Pintura em Tela – Incluir Através da Arte
Entrada gratuita
QUANDO: 14 de maio, sábado
HORÁRIO: Das 9h às 16h
ONDE: Sede do Rotary Hortolândia – Rua José Camargo, 185, Remanso Campineiro
REALIZAÇÃO: Instituto Pernas Voluntárias e Projeto SolidArt, com apoio da Prefeitura
Deixe um comentário