Mural de graffiti com arara gigante leva arte ao cotidiano do Jd. Amanda
Da Redação | Tribuna Liberal
Quem entra no Jardim Amanda, em Hortolândia, pela avenida Santana, cruzamento com a Brasil, avista o desenho em graffiti de uma arara colorida, de 20 metros de altura, obra de arte do artista urbano Leandro Kranium, que acaba de ser concluída no bairro mais populoso de Hortolândia, com 90 mil habitantes. Foram oito dias e mais de 60 horas de trabalho para transformar em arte com spray a parte frontal do reservatório de água da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), utilizado como “tela” vertical.
O trabalho faz parte do “Projeto Graffiti Life Style” contemplado pela Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura na seleção feita pela Prefeitura de Hortolândia. A ação cultural, iniciada no dia 19 de fevereiro, e concluída na última quarta-feira (27), também conta com o apoio da Sabesp. A arara gigante com penas azuis e amarelas, cercada de traços coloridos, chama a atenção de quem passa pela rua. Foram necessárias 100 latas de tinta spray para criar a obra de arte inspirada na natureza, característica de Kranium, também conhecido pelos seus traços vetorizados.
“O desenho deu vida ao reservatório de água, que virou um cartão postal para o bairro. A arara ficou linda, bem colorida. Eu gostei. Tem um monte de gente fazendo foto”, elogia a dona de casa Marlene Silva. De acordo com Kranium, um dos objetivos do Projeto Graffiti Life Style é ampliar o acesso da população à arte. “Agora, ao andar pela rua, os moradores do Jardim Amanda podem contemplar uma obra de arte com elementos da nossa fauna, que simboliza toda a vida presente na natureza e que precisa de água para sobreviver”, assinala.
Outro objetivo é incentivar a formação de novos talentos. Para isso, Kranium realizará, nos próximos dias, uma oficina gratuita que ensinará 20 jovens em vulnerabilidade social a desenhar com spray. “Vamos mostrar o caminho a seguir para ingressar na profissão de artista urbano e gerar renda com a arte do graffiti”, adianta Kranium.
VEM AÍ, EXPOSIÇÃO
O artista prepara, para abril, a Exposição Origens – Revisitando Memórias, Grafitando o Futuro, que terá várias obras inéditas inspiradas na sua infância na área rural, com exibição no Centro de Memórias de Hortolândia.
Kranium nasceu na cidade de Francisco Alves (PR). Há mais de 30 anos, mora em Hortolândia. É formado em Artes Visuais, mas conta que foi como autodidata que boa parte de sua carreira como artista urbano se desenvolveu.
Deixe um comentário