Cultura
Clarinetista Anderson César Alves apresentará trabalho acadêmico em Denver

Músico de Hortolândia disputa prêmio nos Estados Unidos

Da Redação | Tribuna Liberal

Hortolândia se destaca como um “celeiro de talentos musicais”. O mais recente exemplo é o clarinetista Anderson César Alves. O músico, que iniciou seus estudos na cidade, é um dos finalistas do prêmio “Researh Competition” (“Competição de Pesquisa”) promovido pela ICA (International Clarinet Association), entidade mundial que reúne músicos profissionais, alunos e professores de clarinete.

A competição premia trabalhos acadêmicos relacionados a clarinete ou música. Alves fará a apresentação de seu trabalho no evento “ClarinetFest 2023”, que será na cidade de Denver, no Colorado (Estados Unidos), entre os dias 5 a 9 de julho. Ele disputará o prêmio com outros seis concorrentes, sendo cinco dos Estados Unidos e um da China.

De acordo com o músico, os trabalhos serão avaliados por um júri formado por quatro especialistas. Os vencedores serão anunciados no dia após as apresentações. Os dois melhores trabalhos serão premiados em dinheiro. “O trabalho é baseado na tese de doutorado que apresentei na Universidade Federal do Rio de Janeiro. No trabalho, faço uma abordagem sobre formas mais humanizadas sobre pedagogia e performance musical. A expectativa é maravilhosa. Estou esperançoso em conseguir vencer o prêmio”, destaca o músico. Essa é a segunda vez que Anderson disputa o prêmio. A primeira foi em 2021, quando ele recebeu uma menção honrosa.

Alves veio em 1980 para Hortolândia, onde morou até 2010. Foi na cidade que ele iniciou os estudos musicais, com o apoio do maestro Marcio Beltrami, que foi coordenador do CEM (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia) Ronaldo Dias. “O maestro Marcio Beltrami foi o meu primeiro orientador, o primeiro alicerce que tive na minha carreira”, destaca o músico.

Ao longo de sua carreira, Alves fez parte da renomada OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Em paralelo, aprofundou sua formação acadêmica em importantes instituições do país como Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a já citada Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é músico integrante da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF (Universidade Federal Fluminense).

Deixe um comentário