Cultura
Wokshop é realizado ao final de cada ciclo de oficinas, o próximo será no sábado, dia 31

Instituto promove Workshop ‘Avivar das Artes’ e mobiliza público em Sumaré

Programação é composta por apresentações artísticas, debates, cirandas musicais, trabalhos produzidos pelos participantes durante ciclo de oficinas formativas em artes cênicas

Da Redação | Tribuna Liberal

A Instituição Cultural Avivar 3º Setor sediará evento de Artes Cênicas do projeto “Avivar das Artes” em Sumaré no sábado (31), a partir das 16h30. O projeto é realizado através da Lei Rouanet com entrada franca e contará com recursos de acessibilidade como intérprete de libras e audiodescrição, com programação composta por apresentações artísticas, debates, cirandas musicais, trabalhos produzidos pelos próprios participantes durante longo ciclo de oficinas formativas em artes cênicas.

“Após transcorrido um ano de intensas oficinas realizadas com total gratuidade, em circo, dança, teatro e música, compostas por aulas teóricas, muitos exercícios práticos e aprimoramento de várias técnicas, chegou a grande oportunidade dos participantes do projeto demonstrarem seus aprendizados à familiares e comunidade local através deste evento em Sumaré ”, explica Klaus Carvalho, um dos responsáveis pelo Ponto de Cultura Avivar 3º Setor em Sumaré e proponente do projeto na Lei Rouanet.

O projeto foi iniciado em junho de 2023 em Sumaré oferecendo acesso gratuito à oficinas de formação artísticas em quatro áreas das artes cênicas, teatro, dança, circo e música e tem sido um sucesso de público no município com 100% de ocupação de vagas em oficinas semanais, com atividades previstas até janeiro de 2025, alcançando 200 participantes mensalmente em Sumaré.

Ao final de cada ciclo de oficinas, um wokshop é realizado. O segundo está previsto para ocorrer em dezembro de 2024. A ação cultural é uma iniciativa do Ponto de Cultura Avivar 3º Setor em parceria com seus espaços de atuação em Sumaré, como Nisfram, Sociedade Beneficente São Judas Tadeu, Associação Recanto Tia Cecilia e Instituto Bem Querer e conta com patrocínio de empresas locais, o objetivo, segundo o Instituto, é criar oportunidades de acesso gratuito à atividades culturais para a população em vulnerabilidade social com menos acesso a ofertas culturais e consequentemente futuras oportunidades profissionais em artes cênicas, importante segmento da economia criativa do estado de São Paulo.

O proponente do projeto destaca ainda o fato de todos os profissionais do projeto residirem em Sumaré ou cidade limítrofes, entre oficineiros, assistentes, produtores e coordenadores, fortalecendo ainda mais a economia criativa local. O projeto é realizado através da Lei Rouanet (Pronac), com articulação e produção do Instituto Avivar 3º Setor, que é ponto de cultura certificado em Sumaré e patrocínio Coca-Cola, Sotreq e Kwangjin.

SERVIÇO E CALENDÁRIO

Workshop Avivar das Artes

Data: 31 de agosto

Horário: Das 16h30 às 20h30

Local: Instituto Avivar

3º Setor em Sumaré.

ENTRADA FRANCA.

Deixe um comentário