Instituto Saber Social abre vagas para oficinas artísticas em Sumaré

Interessados em participar das atividades culturais, previstas para iniciar no 2º semestre de 2022, podem se dirigir até a entidade no Matão

O projeto Sustentabilidade é Saber oferece oficinas artísticas gratuitas em Sumaré com 12 meses de duração, atendendo mais de 100 pessoas entre crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social e dificuldades de acesso a atividades culturais.

Esta é mais uma iniciativa de resiliência frente à pandemia da Covid-19. Durante os momentos mais críticos, arte educadores adotaram metodologia híbrida (mesclando atividades remotas e prensenciais com protocolos de segurança) mantendo a mobilização e participação ativa do público nas oficinas.

Novas vagas para as Oficinas estão previstas para o segundo semestre de 2022. Interessados em participar podem fazer contato diretamente com o Instituto Saber Social ou no local de realização. Familias com renda de até 3 salários minimos podem procurar diretamente o CRAS Matão, que fará o encaminhamento para o Instituto como prioridade.

“O programa das oficinas contempla diversificados elementos e linguagens artísticas, sejam elas, as artes visuais, manuais, sonoras, literais, performáticas e cênicas, envolvendo práticas e técnicas nas áreas de música, audiovisual, fotografia, cinema, artesanato (utilizando materiais recicláveis), teatro, coreografia/dança, capoeira, literatura/poesia/contação de histórias, desenho/pintura, abordando a Sustentabilidade Ambiental como tema de fundo” comenta o idealizador e produtor do projeto Klaus Helfer Carvalho do Instituto Avivar 3º Setor.

O objetivo é estimular o desenvolvimento cultural, aprendizagens e talentos dos participantes nas diferentes áreas do saber artístico, bem como contribuir para a sua conscientização ambiental, de seus familiares e comunidade local. Ao final do projeto, os envolvidos acessam apresentações e exposições artísticas variadas, com entrada franca.

As produções serão feitas pelos próprios participantes, apreciando o aprendizado ao longo do período de oficinas. Um vídeo registro ainda será produzido contando a história do projeto, para disponibilização em plataformas de acesso gratuito na internet e distribuição gratuita de cópias em DVD.

As aulas e oficinas tiveram como responsáveis, produtores e arte educadores residentes em Sumaré, como Erica Regina Michelin, Clécio de Souza, Marcio Vicentini, Locides Fabio Cunha, entre outros, ocorrendo semanalmente nas duas unidades do Instituto Saber Social, que é um Ponto de Cultura em Sumaré e Instituição proponente do projeto.

APRESENTAÇÕES

Além do acesso gratuito as aulas, os mais de 100 participantes contaram ainda com lanche, instrumentos musicais, equipamentos audiovisuais, ferramentas diversas, figurinos e todo material necessário para que o grupo estivesse preparado para realizar as exposições/mostras de trabalhos culturais e apresentações artísticas com entrada franca previstas ao fim do ciclo de oficinas. Uma delas foi realizada recentemente no mês de maio em Sumaré.

O projeto conta com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo através do Proac-ICMS (Programa de Ação Cultural) da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, realização do Instituto Saber Social em parceria e coprodução do Instituto Avivar 3º Setor e Patrocínio do Covabra Supermercados e LSL Logística.

SERVIÇO: 

NOVAS TURMAS

Segundo semestre de 2022

De segunda a Sexta – Das 8h às 10h e 14h às 16h

E-mail: administrativo@institutosabersocial.org.br

Whatsapp 19-98168.4087

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO PROJETO EM SUMARÉ:

Unidade I – Rua Severino Soares da Silva, 137, Pq. Residencial Regina – Matão

Unidade II - Rua Geraldo Jesus Boscolo, 59,
Jardim Santa Clara – Matão

Deixe um comentário