Cultura
Participantes mostraram talentos e habilidades desenvolvidas em oficinas a familiares e comunidade

Instituto AVIVAR agita cena cultural com Workshop de Artes Cênicas

Projeto Inovativos - Escola Criativa mobilizou cerca de 200 participantes, em Sumaré; público teve oportunidade de interagir com mais de 30 artistas, além de presenciar debates, exposições de temas e diversos números artísticos

Da Redação | Tribuna Liberal

A Instituição Cultural AVIVAR 3º SETOR agitou a cena cultural de Sumaré neste fim de semana ao sediar o Workshop de Artes Cênicas do Projeto Inovativos - Escola Criativa, realizado em parceria com a Sociedade Beneficente São Judas Tadeu. O evento cultural, com entrada franca, mobilizou a participação de mais de 200 participantes ao longo da manhã do último sábado (09).

O público foi recepcionado com um café da manhã e em seguida teve oportunidade de interagir com mais de 30 artistas expositores, entre crianças, adolescentes, jovens e idosos em vulnerabilidade social, público da assistência social referenciados aos CRAS do município. A plateia era composta de familiares e comunidade local, e presenciou debates, exposições de temas e diversos números artísticos em artes cênicas.

“A grande maioria dos participantes teve sua primeira oportunidade de entrar em contato com as artes cênicas através deste projeto, e agora, em menos de um ano, temos um workshop com mais de 10 números artísticos produzidos por eles próprios, todas atividades acessadas de forma gratuita através da Lei Rouanet”, comenta a proponente do projeto Erica Michelin, produtora cultural responsável pela instituição cultural AVIVAR 3º SETOR.

Dentre os diversos números artísticos apresentados, figuraram esquetes de circo, peças teatrais, coreografias de dança e apresentações musicais. Todos os trabalhos foram produzidos integralmente pelos participantes, com supervisão e orientação técnica dos oficineiros/arte educadores do projeto ao longo de todo ciclo das oficinas de artes cênicas.

Com objetivo de descentralizar e democratizar o acesso à cultura, as oficinas do projeto e seus workshops são realizados em locais de atuação do Ponto de Cultura Avivar 3º Setor, certificado pelo Ministério da Cultura em Sumaré. Os espaços culturais são estabelecidos nos territórios de moradia dos participantes, bairros como São Judas Tadeu, facilitando o acesso de familiares e comunidade local.

“Esse workshop foi uma oportunidade para apresentarmos pessoalmente ao público presente, os aprendizados de cada um dos participantes, seus talentos e habilidades desenvolvidas durante as oficinas, bem como os detalhes, inspirações e mensagens de cada número, as medidas de acessibilidade previstas no projeto também foram observadas, a exemplo da disponibilização de banheiros acessíveis, intérprete de libras, audiodescrição e outros”, complementa a proponente do projeto Erica Michelin.

O projeto Inovativos - Escola Criativa é uma iniciativa cultural que conta com articulação do Ponto de Cultura AVIVAR 3º SETOR, implantado em fevereiro de 2023. O acesso é inteiramente gratuito e a ação é viabilizada através da Lei Rouanet, com parceria da Sociedade Beneficente São Judas Tadeu e patrocínio Sotreq.

Deixe um comentário