Cultura
Leonardo Conceição criou as ilustrações do livro “Dandara – a menina que criou seu destino”

Ilustrador ministra palestra sobre o poder das imagens na Emef Palioto

O artista Leonardo Conceição, que criou as ilustrações do livro “Dandara – a menina que criou seu destino” (ed.Gramani), de autoria de Raquel Margarida e Maria Helena Antoniadis, estará em Sumaré, nesta terça-feira (23), ministrando a palestra “Conversando com Desenhos” para cerca de 400 alunos do Ensino Fundamental da escola municipal EMEF Palioto, em três sessões na parte da manhã.

Durante a palestra, Leonardo Conceição fará uma análise do poder das imagens e ilustrações, desde o universo da história da arte até a atualidade, incluindo a criação de memes para as redes sociais. O ilustrador apresentará para os alunos como se cria um diálogo com qualquer imagem, utilizando este recurso como exercício de criatividade e ampliação da percepção visual.

O livro “Dandara – a menina que criou seu destino”, lançado no final de 2021 tem o patrocínio da PPG pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo através da Secretaria Especial da Cultura, Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC).

O ILUSTRADOR

Professor de Desenho Básico na Quanta Academia de Artes, no curso online da Faber de Ilustração na escola CO2 de Artes, de Desenho na escola Arte & Cia e de artes Estúdio Nankin, Leonardo Conceição possui uma vasta experiência e coleciona autoria de diversas ilustrações em livros infanto-juvenis, esta experiência tem por objetivo despertar nos alunos do Ensino Médio a curiosidade sobre esta profissão ou até mesmo poder seguir carreira na arte de criar.

Realizou animação e concept de cenário na rede Globo, entre outros e possui participação em diversas exposições e um vasto portfólio como ilustrador de livros infantis, didáticos e paradidáticos da editora Moderna e projetos para editora Escala.

Leonardo Conceição nasceu em 1985, em Ribeirão Pires, SP. Vive e trabalha na capital paulista e cursou Publicidade e Propaganda na universidade Nove de Julho. E, possui obras no acervo da Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias, Ribeirão Pires.

Em 2019 participou da Residência Casa Sete, em São Bernardo do Campo, SP, e em 2021 da Residência Chácara das Primaveras em Araçariguama/ SP. Algumas de suas principais exposições coletivas são: 1º Edital de Ocupação Ateliê Alê com o coletivo Isolativo; Movimentos Laterais de Afastamento e de Colisão com curadoria de Julie Belfer na galeria Quarta Parede; 4º Edição do Laboratório OMA de Artes Visuais.

O LIVRO

Lançado em dezembro de 2021, “Dandara – A menina que criou seu destino” é um livro infantil idealizado pela produtora cultural Raquel Margarida e escrito pela jornalista Maria Helena Antoniadis, que através de uma linguagem simples com ilustrações lúdicas criadas pelo ilustrador Leonardo Conceição, narra a história de uma garota afrodescendente que sofre bullying na escola. É um livro que trata as diferenças raciais e questões como preconceito e acessibilidade sofridas no período escolar, mas acima de tudo é uma história motivacional, de superação que traz à tona a representatividade e a inclusão social.

Este é um projeto patrocinado pela PPG, líder mundial de tintas e revestimentos, com o objetivo de incentivar a leitura e promover a diversidade e a inclusão social viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo através da Secretaria Especial da Cultura, Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) e realizado pela Núcleo Cultural.

Deixe um comentário