Cultura
Seminário na Escola de Artes Augusto Boal apresentou o programa para fazedores culturais e a população

Hortolândia vai receber atividades do programa CultSP Pro em janeiro

Anúncio foi feito durante o seminário Giro Pro, nesta semana em evento realizado com o apoio da prefeitura, que marcou o lançamento do programa

Da Redação | Tribuna Liberal

Profissionais e moradores de Hortolândia poderão participar de atividades de qualificação em artes, cultura e economia criativa, a partir de janeiro de 2025. O anúncio foi feito durante o seminário Giro Pro, realizado na Escola de Artes Augusto Boal, nesta terça-feira (19). O evento marcou o lançamento do programa CultSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura na cidade. O programa será promovido pelo Governo do Estado com apoio da prefeitura.

O seminário apresentou o programa para fazedores culturais e a população. A apresentação foi feita pela equipe do programa. Ainda durante o evento, foi aberto um momento de escuta para ouvir sugestões e demandas do público sobre quais cursos de capacitação devem ser oferecidos. A partir disso, o programa definirá como será a programação, que incluirá oficinas, workshops, dentre outras atividades, que serão promovidas na cidade, em parceria com a prefeitura. De acordo com a equipe do programa, as primeiras atividades estão previstas para janeiro de 2025, com a disponibilização de uma plataforma para fazer as inscrições.

A fim de proporcionar a participação do maior número possível de pessoas, na manhã da terça-feira a equipe do programa teve uma reunião com as equipes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), órgão da Secretaria de Saúde, da EJA (Educação de Jovens e Adultos), órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e com representantes de duas entidades sociais da cidade.

O encontro foi para ouvir sugestões de atividades a serem oferecidas pelo programa para os públicos atendidos pelos órgãos e pelas entidades. Já no período da tarde, a equipe apresentou o programa para alunos das escolas estaduais Guido Rosolém e Priscila Fernandes da Rocha.

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, destacou a importância da vinda do programa CultSP Pro. “A parceria com o CultSP Pro é importantíssima para ampliar as ações que a Prefeitura já vem desenvolvendo na cidade. O próximo passo é analisar as opções de formações que mais se identifiquem com o que foi colocado pelos fazedores culturais durante o seminário GiroSP”, salientou o secretário.

A chefe do setor de captação da Secretaria de Cultura, Eliane Silva, destacou que a equipe do programa elogiou os espaços culturais públicos da cidade. “Eles gostaram muito. Elogiaram a estrutura dos espaços, destacando que são locais amplos e novos e que têm capacidade para receber as atividades do programa”, afirmou.

PNAB

O seminário Giro Pro foi aberto com o anúncio pela Secretaria de Cultura dos 65 projetos contemplados pelo edital da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura). O edital de chamamento foi divulgado pelo município em setembro deste ano.

Uma das contempladas foi Paula Neves, jovem com deficiência visual que irá realizar um projeto de dança para pessoas com o mesmo tipo de deficiência. Ela é aprendiz do curso Dance com ele, ministrado pela Secretaria de Cultura. Para representar os 65 contemplados, Paula fez a assinatura simbólica do Termo de Execução Cultural, documento que oficializa o repasse de recursos para cada um dos contemplados.

CULTSP PRO

O governo do Estado lançou o programa CultSP Pro em outubro deste ano. O programa é composto por seis escolas temáticas, cada uma com foco em diferentes áreas da cultura e da economia criativa. O CultSP Pro tem ainda um programa especial de qualificação em teatro e dança.

As escolas estão voltadas para a formação em áreas como performance artística (dança, teatro musical, circo, ópera, música), gestão e preservação de patrimônio cultural, produção audiovisual, criação de games e novas mídias, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e artesanato.

Deixe um comentário