Cultura
Peça mostra de maneira crítica o cotidiano de cinco presidiárias que dividem a mesma cela

Hortolândia recebe espetáculo teatral ‘Cavalos pretos são imensos’

Da Redação | Tribuna Liberal

Um retrato sobre a dura realidade carcerária feminina no Brasil. Este é o mote do espetáculo teatral ‘Cavalos pretos são imensos’, que será encenado em Hortolândia. A apresentação será, neste sábado (19), às 19h30, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. A classificação indicativa é de 12 anos. O teatro tem 200 lugares. O espetáculo foi contemplado com recursos da lei federal Paulo Gustavo, repassados pelo governo do Estado. A vinda da peça para o município tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia.

A peça mostra de maneira crítica o cotidiano de cinco presidiárias que dividem a mesma cela. São abordados temas como racismo estrutural e violência de gênero. A narrativa é centrada na personagem Nininha que, como seu filho, Nino, sonhou um dia, sabe que pode se transformar em um imenso cavalo preto quando desejar. A partir dessa metáfora, a peça retrata a força e a resistência dessas mulheres frente a um sistema opressor e desumano.

A autora da peça, a dramaturga Bárbara Esmenia, explica que a história se desenvolve a partir dos relatos de cada uma das presidiárias. “A peça retrata os sonhos de cada uma dessas mulheres e o que elas desejam para o futuro”, destaca a dramaturga. Bárbara salienta ainda que a peça surgiu a partir do caso de Luana Barbosa, mulher negra e homossexual, que faleceu ao sofrer violência da Polícia Militar durante uma abordagem, em uma cidade do interior paulista, em 2016.

Bárbara Esmenia já tem mais de 25 anos de carreira no teatro como atriz. ‘Cavalos pretos são imensos’ é seu primeiro trabalho como dramaturga. O espetáculo será precedido por uma oficina sobre dramaturgia, que será ministrada pela dramaturga, também no sábado, às 15h.

Deixe um comentário