Cultura
Seminário é aberto ao público e acontece na Escola de Artes Augusto Boal, no Jardim Amanda

Hortolândia recebe Giro Pro, ação cultural do Governo de São Paulo

Para destacar a iniciativa, será realizado um seminário na cidade no dia 19, promovido pela equipe do programa, em parceria com a Secretaria de Cultura da cidade

Da  Redação | Tribuna Liberal

A cidade de Hortolândia receberá, no dia 19 de novembro, o Giro Pro, uma iniciativa do CultSP Pro - Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, voltado à qualificação de profissionais e ao incentivo à inovação no setor cultural e criativo da região. O lançamento na cidade será marcado por um seminário conduzido pela equipe responsável pela ação, que é gerenciada pelo IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura de Hortolândia (Departamento de Cidadania Cultural). O seminário será aberto ao público e acontecerá às 19 horas, na Escola de Artes Augusto Boal, situada na rua Casemiro de Abreu, no Jardim Amanda.

O Giro Pro é uma ação estratégica do CultSP Pro para garantir que a qualificação profissional chegue, de forma gratuita, a todas as regiões administrativas de São Paulo e se constitui como um espaço de diálogo e troca, reunindo artistas e representantes locais em uma roda de conversa que promove a reflexão sobre o fazer artístico na cidade. Esse encontro visa não apenas o intercâmbio de ideias, mas também a criação de pontes entre diferentes perspectivas e experiências culturais, fortalecendo as relações entre a comunidade artística e as esferas institucionais.

O CultSP Pro foi lançado em outubro e é composto por seis escolas temáticas, cada uma com foco em diferentes áreas da cultura e da economia criativa, além de um programa especial de qualificação em teatro e dança. As escolas estão voltadas para a formação em áreas como performance artística (dança, teatro musical, circo, ópera, música), gestão e preservação de patrimônio cultural, produção audiovisual, criação de games e novas mídias, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e artesanato. 

O programa pretende realizar mais de 500 atividades formativas em 2024, impactando diretamente mais de 10 mil pessoas em todo o Estado de São Paulo. Até 2029, o número de atividades anuais deve ultrapassar 10 mil, beneficiando mais de 500 mil pessoas no total. As ações do CultSP Pro acontecem em uma ampla rede de espaços físicos no interior e na capital paulista, graças a parcerias com prefeituras, universidades, empresas e equipamentos culturais.


Deixe um comentário