Cultura
Oficina foi conduzida pela grafiteira Bruna de Freitas Moreira, que guiou os alunos no processo criativo

Em ação social, meio ambiente é retratado em muro de escola estadual de Sumaré

Durante a oficina, alunos puderam entender a importância da conscientização e preservação ambiental; iniciativa foi promovida pela concessionária BRK

Da Redação | Tribuna Liberal

Levar cor, alegria e arte à escola estadual Marinalva Gimenes Colossal da Cunha. Essa foi a proposta da oficina de grafite realizada em um muro externo da instituição nesta semana. A ação socioambiental aconteceu nos dias 26, 27 e 28 e foi promovida pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré.

A iniciativa teve como objetivo promover a apropriação de espaços públicos e aumentar a sensibilização socioambiental por meio da arte do grafite. O tema escolhido para a pintura foi o meio ambiente. Durante a oficina, cerca de 15 alunos puderam entender a importância da conscientização e preservação ambiental.

“O projeto tem mostrado que a arte é um catalisador para mudanças. Quando os jovens reconhecem seu potencial artístico, eles não apenas se tornam mais engajados, mas também desenvolvem um senso de responsabilidade e compromisso, transformando sua perspectiva sobre si mesmos e seu futuro”, destaca Sheila Fernanda Gomes, diretora da escola estadual Marinalva Gimenes Colossal da Cunha.

Além da oficina de grafite, também foram disponibilizados pela BRK todos os materiais de pintura para a prática da arte urbana. O coordenador de sustentabilidade da BRK, Cristian Barbosa, reforça que essa ação social promove um impacto significativo no ambiente escolar e na consciência ambiental dos alunos. “Trouxemos o saneamento para uma outra esfera, o que faz parte do trabalho de conscientização ambiental realizado pela concessionária.”

A oficina foi conduzida pela grafiteira Bruna de Freitas Moreira, conhecida como Bromou, uma artista da cena do grafite. Durante a atividade, Bromou guiou os alunos em um processo criativo que incluiu a elaboração de uma coletânea de referências visuais, a experimentação prática em folhas de papel e o planejamento detalhado para a execução em um mural externo.

De forma colaborativa, foi aplicada a técnica do doodle grid, uma metodologia que permite ampliar desenhos com precisão em uma parede ou painel a partir de rascunhos menores. O layout pré-definido foi transferido para a parede, consolidando o aprendizado prático e o trabalho em equipe. O resultado deste trabalho conjunto foi um lindo e colorido mural, a ser contemplado por todos que passarem em frente a escola, retratando os diversos usos da água.

Deixe um comentário