Dica de Leitura: Palavra e Afeto (Hortência Melo)

Dica de Leitura: Palavra e Afeto (Hortência Melo)

Editora: Madrepérola/Casa Projetos Literários - Páginas: 232

EVELYN RUANI: Bibliotecária da Rede Sesi-SP e leitora compulsiva. Apaixonada por livros e palavras.

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a autora Hortência Melo e sua obra “Palavra e Afeto” publicado pela Editora Madrepérola com o apoio da Casa Projetos Literários. Natural de Natal/RN, Hortência Melo é advogada, Mestre em Direito Administrativo pela Universidade de Coimbra - Portugal. Sempre teve uma paixão pela escrita e qualquer tipo de manifestação artística. Fundou o Instagram Palavra e Afeto onde se aventurou em publicar seus pensamentos cotidianos na pandemia. Em pouco tempo, o Instagram se tornou um enorme sucesso, atingindo mais de meio milhão de seguidores e propiciando à autora dividir com o mundo o que antes era apenas reservado para o seu mundo particular.

Vem comigo conhecer um pouco mais sobre essa autora:

Como a literatura entrou em sua vida?

Quando criança ganhava muitos livros e cordéis, a minha primeira lembrança de leitura era de obras regionais, como Nísia floresta e câmara cascudo, escritores da minha terra.

Você tem alguma rotina para escrever ou escreve quando surge oportunidade?

Tenho uma rotina de escrita. Escrevo assim que acordo as 5:30, escrevo as 13h e escrevo as 18h. São três escritas inéditas por dia, de domingo a domingo, todos os dias do ano. Quando estou muito inspirada escrevo uns seis, sete textos, mas essas inspirações são pontualíssimas.

Quanto tempo demora para concluir um livro?

O palavra e afeto eu conclui em menos de trinta dias, mas eu acredito que a ideia já estava bem sólida e alguns textos já estavam escritos.

As histórias “se escrevem” sozinhas ou você pensa na trama inteira?

A poesia me permite viajar com as palavras. Não preciso pensar no começo, no meio ou no final. É tudo muito rápido e envolve bastante sentimento.

De onde vem a inspiração?

Da vida!

Quais são seus livros e autores/autoras favoritos?

Sou fã da Ryane Leão, Hilda Hilst, Auta de Souza.

Tem planos para livros futuros?

Sim, quero escrever um livro com uma filósofa biográfica, porém poética. É uma loucura da minha cabeça, mas quero em breve me dedicar a esse novo projeto.

RESENHA

Palavra e afeto é um abraço. Aquela pausa necessária na correria do dia a dia e que faz com que a gente volte a pensar nos detalhes mais simples e tão importantes da vida. Não só isso, também traz reflexão, assuntos importantes e momentos de prazer. Li durante a manhã e por várias vezes me vi sorrindo e as palavras me ajudando a enfrentar o dia. Acho que leitura também é isso.

Hortência Melo tem uma narrativa tranquila que divaga entre a simplicidade e a beleza e tratam do autoconhecimento, do amor, da resiliência, da força de vontade e também navegam na perda e na superação. A autora iniciou o compartilhamento de suas palavras no Instagram de mesmo nome, durante a pandemia e seu primeiro livro é um compilado desses pequenos textos da vida cotidiana e poesias inéditas.

As palavras e afetos que encontramos neste livro, muitas vezes já sabemos, conhecemos, e podemos até achar clichê, no entanto isso tem ficado tão enterrado ou escondido pela correria e dureza dos dias, que ler essas palavras traz à luz esses sentimentos necessários e nos faz pausar a vida pra quem sabe dar um pouco mais de importância a pequenas vitórias, a sorrisos perdidos, a momentos de paz...

“Você pode até desmoronar, mas não permita que seus escombros caiam em cima de quem não tem nada a ver com suas ruínas”.

"Todo mundo é obrigado, em algum momento da vida, a suportar o seu próprio caos". 

"Para cada mulher grandiosa existe uma luta por sua liberdade. Porque até abraços podem ser gaiolas. E estão a todo momento tentando nos prender"

“Sou minha casa”.

“No meio do tanto que me amo,

Ainda falta outro tanto para me amar”.

Para acomodar essas palavras, a edição desse livro está linda, muito cuidadosa em espaços, tipografia, ilustrações, tudo realmente encantador. Recomendo a leitura, mas em especial, a pausa necessária na correria do dia a dia!

SERVIÇO

Blog: http://blogentreaspas.com

Instagram: @blog_entreaspas

E-mail: entreaspasb@gmail.com

SOBRE A AUTORA

Contato:

Instagram: @palavraeafeto

Deixe um comentário