Cultura
Projeto atende centenas de crianças e adolescentes por meio de oficinas de circo, dança e literatura

Despertar das Artes da SHD encerra o ano com transformação social inédita

Instituição ampliou o trabalho com intervenções culturais em escolas públicas estaduais do município, atingindo cerca de 850 crianças

Da Redação | Tribuna Liberal

Com 29 anos de existência, a SHD (Sociedade Humana Despertar) reafirma, em Sumaré, o seu compromisso com o desenvolvimento humano e a justiça social por meio do Projeto Despertar das Artes. Neste ano, o projeto atendeu gratuitamente centenas de crianças e adolescentes, de quatro a 17 anos, oferecendo experiências culturais por meio de oficinas de circo, dança e literatura. A instituição ampliou o trabalho com intervenções culturais em escolas públicas estaduais da cidade, atingindo cerca de 850 crianças.

O Projeto Despertar das Artes promove ações culturais reconhecidas em Sumaré. Trata-se de um catalisador de mudanças profundas na vida das crianças e adolescentes atendidos. Danillo Sabino, educador do projeto, destaca: “Nas oficinas, vemos a transformação da autoestima e da autonomia. A arte não é apenas uma ferramenta pedagógica; é um espelho que reflete o potencial dessas crianças e adolescentes, ajudando-os a acreditar em si mesmos e a se tornarem cidadãos éticos e conscientes.”

Para o educador Léo Rodrigues, das oficinas de circo, o impacto das oficinas vai além do momento presente: “Quando trabalhamos com literatura ou circo, buscamos contribuir para que as crianças possam construir sonhos e pontes para uma realidade melhor. Estamos dando a elas as ferramentas realizadoras, promovendo um senso de pertencimento e comunidade.”

Paulo Guedes, também educador do projeto, nas oficinas de dança, reforça: “O que fazemos aqui não é só ensinar técnicas, mas mostrar que cada um deles tem um valor inestimável. É sobre dar voz, valorizar suas histórias e construir, juntos, um futuro mais justo e ético.”

IMPACTO NA COMUNIDADE

Lívia de Oliveira, mãe de uma das inscritas no projeto, expressa sua gratidão: “Foi emocionante acompanhar o crescimento da minha filha. A dedicação dos professores e de toda a equipe não só desenvolveu suas habilidades, mas também trouxe confiança e felicidade para ela e para toda nossa família.”

Segundo Terezinha Ongaro, presidente e fundadora da SHD, o projeto resume a própria essência da instituição: “Nosso propósito é criar oportunidades e transformar positivamente vidas. O Projeto Despertar das Artes é uma extensão dessa missão, vinculando arte e cultura ao desenvolvimento humano e sustentável, reafirmando nossos valores de ética, amor e justiça social.”

APOIO E PARCERIAS QUE TRANSFORMAM

O Projeto Despertar das Artes é viabilizado por meio de parcerias estratégicas e apoio de instituições renomadas. O projeto Despertar das Artes é realizado em parceria com o Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e conta com o patrocínio da Unimed Campinas e BRK, além do apoio do Instituto BRK. 

Deixe um comentário