Cultura
Além de apresentações locais, Banda participa de eventos regionais, estaduais e nacionaisb

Banda Sinfônica se torna ‘Patrimônio Cultural e Imaterial’ de Nova Odessa

Projeto de lei que concedeu honraria ao grupo que é referência musical é de autoria do vereador Professor Antonio (PSD); Banda não pode ser extinta

Da Redação | Tribuna Liberal

Em uma votação unânime, a Câmara Municipal aprovou nesta semana o projeto de lei do vereador Professor Antonio (PSD) que reconhece a Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss, mantida pela Prefeitura, como “Patrimônio Cultural e Imaterial” de Nova Odessa. A aprovação, a Banda e o autor do projeto foram reconhecidos por parlamentares, músicos e pelo maestro Marco Almeida Junior.

“Criamos esse projeto de lei para transformar a nossa Banda Municipal em um verdadeiro patrimônio cultural do nosso povo. A nossa Banda é histórica, e supercampeã nas antigas competições de bandas e ultrapassou o limite territorial de Nova Odessa. Portanto, é um reconhecimento mais que merecido”, destacou Professor Antonio.

Como “Patrimônio Cultural e Imaterial”, a corporação musical não poderá ser extinta. “A aprovação do PL foi um momento ímpar tanto para a Câmara Municipal, com a maioria dos 37 músicos presentes, como para a própria Banda e para a Cultura de Nova Odessa de forma geral”, completou o vereador.

“Esse reconhecimento da Banda Municipal como ‘Patrimônio Cultural Imaterial’ do município vem coroar os 36 anos de trabalho árduo e de sucesso da corporação. Hoje, a Banda não é apenas uma referência estadual, e sim nacional e até internacional. A Banda de Nova Odessa sempre foi muito próxima da população, sempre levando arte de alto nível a todos. A cidade de Nova Odessa é privilegiada por ter um grupo reconhecido internacionalmente à sua disposição”, destacou o maestro.

O atual comandante lembrou ainda do maestro anterior, Márcio Beltrami. “Não podemos nunca deixar de citar o maestro Márcio, que plantou essa semente 36 anos atrás e conduziu a Banda por décadas. Com certeza, esse reconhecimento unânime dos vereadores fará a Banda alçar voos ainda mais altos. Um agradecimento especial ao professor Antônio por essa propositura, e ao prefeito Leitinho e ao assessor de Cultura Lucas Camargo, que juntos não têm medido esforços para o crescimento da nossa Banda e da nossa Cultura de modo geral”, completou o maestro.

Criada em 1987, a Banda Sinfônica de Nova Odessa foi nomeada “Professor Gunars Tiss” em 1998. É mantida pela Prefeitura e se consolidou como uma referência cultural.

Foi nove vezes campeã estadual (1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2004) e bicampeã nacional de bandas (1999 e 2000). Em 1997, sagrou-se campeã do Concurso Pró-Banda, da Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo.

Em maio de 2001, lançou seu primeiro CD, “Encontro com a Música”, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal. Em 2006, lançou o segundo CD, “A Música Modo Quartal do Nordeste Brasileiro”, com obras do compositor Normando Carneiro da Silva e que serviu para sua tese de doutorado em Portugal.

Em 2007, veio o terceiro álbum, em parceria com a Funarte, servindo de referência sonora para mais de 1.400 bandas cadastradas no Ministério da Cultura. Atualmente, a Banda Sinfônica Municipal conta com 37 de um total de 44 integrantes. Seu repertório é eclético, indo do erudito ao popular e abrangendo todos os gêneros musicais.

Deixe um comentário