Cultura
Kranium e Cabelin grafitaram a caixa d´água da Unidade Cultural onde será realizado o evento

Artistas pintarão mural de mais de 50m² no 5º Jacuba Festival de Graffiti

Evento cultural será neste sábado e domingo, em Hortolândia, com a participação de artistas de vários Estados do Brasil e da região

Artistas urbanos do Brasil e da região desenharão seus graffitis em um mural gigante, de mais de 50 m², durante o 5º Jacuba Festival de Graffiti que acontece neste sábado e domingo (20 e 21), a partir das 9h, em Hortolândia. A obra de arte coletiva será produzida no interior da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na Rua Graciliano Ramos, nº 280, Jardim Amanda.

Nos dois dias do festival haverá food trucks, animação com DJ e feira com exposição dos trabalhos dos artistas. O projeto cultural, idealizado pela equipe Jacuba Festival, coordenado pelos artistas Kranium e Cabelin, é realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A entrada é gratuita e a classificação livre, recomendado para todas as idades.

Hortolândia conhecerá o talento e a cultura de cinco artistas de diferentes estados: Chermie (Amazonas), Korea (Sergipe), Veio Art (Recife), LudBird (Tocantis) e Ramon Phanton (Goiás). Também participarão do festival três artistas da região - Q.Pirigo (Monte Mor), Lua e Gui Nature (Hortolândia). Juntos, eles vão colorir e dar vida ao paredão de 11 metros de altura por cinco de largura, um total de 55m². Para realizar o trabalho serão necessários cerca de 50.000 ml de tinta spray, volume que equivale a 50 litros. Por meio da arte do grafitti, os artistas deixarão registrados os variados estilos de pintar com spray, com elementos culturais diversos, de acordo com a história e região de cada um.

Nesta semana, Kranium e Cabelin grafitaram a caixa d´água da Unidade Cultural onde será realizado o evento. Agora, os desenhos de uma arara e uma raposa dão vida ao topo do reservatório que mede 15 metros de altura. A arara, assinada por Kranium, chama a atenção pelos traços vetorizados, marca registrada do artista que costuma trazer para as suas obras elementos do cotidiano e da natureza. Altiva, a raposa, personagem preferido de Cabelin em suas criações, parece observar a cidade de cima. A pintura do reservatório é uma das atividades que antecedem o festival.

“O festival proporcionará a Hortolândia diversas experiências e vivências com artistas de outros estados agregando novos conhecimentos culturais à população. Queremos que as pessoas entendam o graffiti como parte do cotidiano e, assim, passem a valorizar mais os artistas e a arte urbana no geral. Nosso projeto é transformar Hortolândia em referência nacional na arte urbana, fomentar a identificação e formação de novos artistas, além de estimular o graffiti como profissão”, afirma Leandro Kranium, produtor cultural e arte-educador com mais de 20 anos de dedicação à arte do graffiti.

Em suas edições anteriores, o Jacuba Festival de Graffiti já transformou quatro muros de Hortolândia em obra de arte, o equivalente a mais de 1 mil m² de grafitagem realizados pelas mãos de 24 artistas, de vários estados do País. Com a realização do Jacuba Festival de Graffiti, Hortolândia passa a figurar entre os grandes principais festivais realizados Brasil afora. São exemplos: PMW de Palmas (TO), Street of Style de Curitiba (PR), Meeting Of Style (RGS) Arte e Cultura na Kebrada de São Paulo SP), além do Jacuba Festival de Graffiti de Hortolândia.

Deixe um comentário