Cultura
Moraes é secretário de Educação em Hortolândia e já realizou mais de 700 palestras no Brasil e no exterior

‘A Alma Secreta das Palavras’ é o novo livro do filósofo Fernando Moraes

Dessa vez, o autor presenteia os leitores com 777 sacadas filosóficas para viver melhor a vida e os bons afetos; noite de autógrafos será na próxima quinta-feira, às 19h, na Livraria Leitura, no Galleria Shopping, em Campinas

 Da Redação | Tribuna Liberal

O filósofo e escritor Fernando Moraes lança o seu novo livro ‘A Alma Secreta das Palavras – 777 sacadas para viver melhor a vida e os bons afetos’, publicado pela Citadel Grupo Editorial. A noite de autógrafos será na quinta-feira (21), às 19h, na Livraria Leitura, no Galleria Shopping, em Campinas.

Entusiasta da filosofia do cotidiano, dessa vez Moraes utiliza o gênero textual dos aforismos e presenteia os leitores com centenas de frases que levam à reflexão sobre o dia a dia, ao mesmo tempo que inspiram e servem de alento para enfrentar os desafios da sociedade moderna.

Em linguagem clara e acessível, o autor transita de forma leve por sentimentos como a compaixão, a solidariedade, a pertença, a resiliência e a generosidade. São verdadeiras pílulas filosóficas e poéticas que provocam, despertam, mas também abraçam e acolhem, distribuídas nas 176 páginas do livro.

“A Alma Secreta das Palavras é diferente de tudo que já publiquei. Era um desejo antigo publicar um livro de aforismos. Agradeço à editora Citadel que acreditou nesse projeto e topou publicar essa obra, que mistura filosofia do cotidiano e poesia. Ao final da leitura, o leitor terá uma boa coleção de frases curtas que darão potência e inteireza diante da vida, do tempo e das coisas e podem ser interpretadas de acordo com a experiência e modo de ser de cada pessoa”, afirma Moraes, que é autor de outros oito livros.

A obra também traz frases inspiradas na história de vida do autor, que foi criado pela mãe e a avó, em um ambiente com dificuldades financeiras, porém repleto de amor. Segundo Moraes, os bons afetos foram fundamentais em sua trajetória para a superação dos desafios econômicos e sociais.

 O livro tem prefácio assinado pelo professor Clóvis de Barros Filho, renomado filósofo brasileiro, jornalista e escritor, conhecido por sua habilidade em traduzir conceitos complexos de filosofia e ética para uma linguagem acessível a todo tipo de público.

“...O autor não está a passeio. Vem de distante. Teve formação e leitura. Não caiu na Gaia letrada desavisado. Digeriu clássicos e novidades. Sabe costurar ideias. Domina o melhor jeito de enunciá-las. Parece degustar em seu labor”, observa Clóvis de Barros na apresentação da obra.

“Fernando Moraes nos apresenta mais um livro. Um livro de pensamentos para pensar. Para romper o que rompe. Para deixar de lado os horrores dos preconceitos e compreender o belo do caminhar de mãos dadas”, comenta o professor e escritor Gabriel Chalita, autor de mais de 90 livros.

A Alma Secreta das Palavras pode ser adquirido no site de compras Amazon (amazona.com.br) pelo valor de R$ 59,90. Em breve, estará disponível, também, na versão e-book.

FERNANDO MORAES

Fernando Moraes é filósofo, escritor e palestrante. Mora em Campinas. É entusiasta da filosofia que acolhe o cotidiano, das belezas do localismo, dos afetos e das estações de vivências como condição protagonista do ser humano.

Já publicou outros oito livros: “A arte de pertencer”, “Renovo – o poder de se reinventar”, “O que te move?”, “Um amor em movimento”, “Compaixão como conceito de totalidade”, “Protagonismo feminino”, “Tempo de ser” e “Sociedade do vazio”. É doutor honoris causa pela Unifadra-SP e membro da União Brasileira de Escritores.

Moraes também apresenta o programa HumanIDEIA, o humano fazendo a diferença, na rádio CBN Campinas e TV Band Mais. Já foi diretor executivo da Fundação Prof. Manoel Pedro Pimentel (Funap), órgão do Governo do Estado de São Paulo e secretário adjunto de Educação de Guarulhos (SP). É secretário municipal de Educação em Hortolândia. Ocupou a função de consultor internacional da Oikos Portugal para projetos de Educação e Desenvolvimento na África, atuando em Angola nos anos de 2007 e 2008. O escritor realizou mais de 700 palestras no Brasil e no exterior.

Deixe um comentário