Cultura
Oficinas de reciclagem beneficiaram cerca de 60 jovens; projeto tem apoio da Villares Metals

‘Novas Conexões’ realiza exposição de brinquedos recicláveis em Sumaré

Projeto gratuito voltado ao público jovem promoveu reflexões sobre questões socioambientais e teve duração de três meses

Da Redação | Tribuna Liberal

Nesta semana, entre segunda (27) e quarta-feira (29), as instituições CRAS CEU do Recanto dos Sonhos, IBQ - Instituto Bem Querer e Instituto Saber Social, realizam uma exposição para apresentar as peças desenvolvidas pelas crianças durante o projeto, em Sumaré. A proposta da ação foi aproximar a arte do cotidiano dos participantes, transformando materiais recicláveis descartados em peças artísticas e provocando, de maneira criativa, a consciência ambiental.

Entre setembro e novembro, Sumaré foi palco desse projeto inovador e agora, realizará uma exposição com as obras desenvolvidas durante as aulas. A iniciativa consistiu em oficinas de reciclagem de materiais e beneficiou cerca de 60 jovens, com idades entre 8 e 18 anos. O objetivo era explorar conhecimentos artísticos e proporcionar práticas culturais e sociais. 

Neste projeto, as três instituições uniram forças para criar um ambiente de aprendizado e colaboração, onde a inovação e a conscientização ambiental se encontraram. Por meio de uma série de atividades planejadas, o “Novas Conexões” buscou enriquecer as comunidades envolvidas e promover mudanças positivas em direção a um futuro sustentável.

Para o professor principal do projeto, Michael Henrique Manoel, a proposta era oferecer toda semana uma atividade que unisse elementos de arte com reciclagem: “Logo na primeira semana já percebemos como a dinâmica de cada turma era diferente, e isso inclusive nos fez mudar algumas oficinas para se adequarem melhor com as crianças. Foi muito interessante perceber como o poder transformador muda a visão das pessoas, pois sempre durante as aulas as crianças comentavam como aquele aprendizado poderia ser aplicado no dia a dia. Percebemos também como a prática artística era bem quista pelas crianças, pois ouvimos alguns comentários sobre a escola pública não ter tantas aulas práticas quanto as crianças gostariam”, disse.

“O que mais me gerou orgulho neste trabalho foi poder contemplar o sentimento de realização das crianças ao final de toda oficina. Quando a criança termina de construir o seu objeto-brinquedo, ela não só se sente realizada com a conquista como ao mesmo tempo ela percebe que tem a capacidade de realizar muito mais que aquilo. Essa percepção de si mesmo como agente transformador é muito poderosa”, finaliza.

A participação no projeto foi gratuita, e a programação seguiu ao longo de três meses, alcançando o ápice nesta exposição, destacando a expressividade das criações desenvolvidas. O projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e pela Lei de Incentivo à Cultura, e tem patrocínio da Villares Metals, empresa de soluções em aços especiais.

ACESSIBILIDADE

Para visitas guiadas em caso de deficiência visual, é preciso agendar no telefone (19) 97408-7044 para disponibilização de um guia para acompanhar o percurso.

EXPOSIÇÃO NOVAS CONEXÕES

CRAS CEU do Recanto dos Sonhos

Endereço: Rua Neuza Francisca dos Santos, 545 - Praça da Cultura

Início: 27/11/2023

Horário: A partir das 14h

Instituto Saber Social

Endereço: Rua Geraldo de Jesus Boscolo, 59, Jardim Santa Clara

Início: 28/11/2023

Horário: A partir das 13h30

IBQ - Instituto Bem Querer, nas Unidades I e III

Endereço: Rua Alameda das Bauinias, 422, Manoel de Vasconcelos

Início: 29/11/2023

Horário: A partir das 13h30

Deixe um comentário