Educação lança Programa de Fortalecimento de Rede de Proteção à Criança e Adolescente

A Secretaria de Educação de Nova Odessa lança no próximo dia 20 de janeiro o Programa Municipal de Fortalecimento de Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. O evento acontece das 9h às 11h30, no Auditório do Paço Municipal. A intenção é reunir gestores municipais para apresentar a proposta de trabalho para este ano, com o diagnóstico e elaboração de planos e fluxos visando a proteção das crianças e adolescentes da rede municipal.
As reuniões com a rede protetora foram iniciadas em 2021 e, com a aprovação do projeto no final do ano, o programa vai fortalecer os serviços e programas de atendimento já existentes na rede.
De acordo com a psicopedagoga da Secretaria de Educação, Sandra Trambaiolli De Nadai, a ideia surgiu com base na observação de que “a escola é um dos locais onde se percebe qualquer mudança de comportamento do aluno” em situação vulnerável, vítima de maus tratos ou violência ou de abuso ou exploração.
“Ficou evidente durante a pandemia, principalmente com as aulas remotas, que as denúncias de abusos e maus-tratos diminuíram, o que nos preocupou. A escola sozinha não será capaz de dar conta (dessa situação), por isso precisamos do apoio de outros gestores, de todos os setores do Poder Público, num trabalho conjunto para fortalecer o programa de proteção às crianças e adolescentes alunos da rede municipal”, explicou.
No encontro no dia 20 será feita a explanação do programa de trabalho para 2022. O Programa Municipal de Fortalecimento de Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente prevê a formação de professores e gestores da Rede Municipal e a elaboração de um Plano de Formação Municipal em parceria com a equipe gestora da própria pasta.
“A gestão do prefeito Cláudio José Schooder (o Leitinho) está comprometida desde o início com as propostas que visam ações voltadas às infâncias e à juventude, contemplando a formação contínua dos gestores da Rede Municipal de Educação, a fim de diagnosticar a situação da criança e do adolescente no município e, a partir dos resultados alcançados, construir fluxos de atendimento e fortalecer a rede de proteção por meio da formação continuada”, comentou o secretário de Educação, José Jorge Teixeira.

Sábado, 15 de Janeiro de 2022

Veja Também

Prefeitura de Hortolândia recebe mais uma ambulância do Estado

Em 10 meses, município conquistou sete novos veículos para transporte de pacientes A Prefeitura de ...