Índio Xavante Davi é primeira criança vacinada contra Covid-19 no Brasil

Em evento organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, no Hospital das Clínicas, nesta sexta- -feira (14) Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a covid-19. Davi é do povo Xavante, aldeado em uma comunidade no Mato Grosso, mas está morando desde 2021 em Piracicaba, interior de São Paulo, quando veio para fazer tratamento médico na capital.
O governador João Doria (PSDB) acompanhou o início da campanha estadual para crianças de 5 a 11 anos no início da tarde desta sexta-feira (14). “O Davi é a primeira criança brasileira a receber a vacina para imunização contra a Covid-19. É um momento histórico para o Brasil. Praticamente um ano após São Paulo iniciar a vacinação aqui no Hospital das Clínicas”, disse Doria. Na sequência, outras crianças em tratamento de saúde também receberam a primeira dose.
Nascido em uma tribo Xavante no estado do Mato Grosso, Davi tem uma condição de saúde que afeta as pernas e o obriga a andar com ajuda de uma órtese. Durante nove meses, ele e o pai, o cacique Jurandir Siridiwe, fizeram viagens periódicas à capital paulista para que Davi fosse tratado no Instituto da Criança do HC.
Desde o início do ano passado, Davi passou a morar com uma tutora na cidade de Piracicaba, na região de Campinas. Ela o acompanha nas consultas rotineiras que garoto faz no HC com médicos das áreas de reabilitação e neurologia.
O caso do garoto xavante está sendo estudado por especialistas do Instituto da Criança, que procuram identificar as razões da perda parcial dos movimentos de Davi. Como há outras crianças da mesma tribo com sintomas similares aos de Davi, os cientistas da USP estão conduzindo um estudo genético completo para apontar possíveis causas do problema.
“Cativante é a palavra que define o Davi, mas posso ficar a tarde toda contando sobre suas qualidades”, enfatiza Adriana Cristina Peixes Frias, diretora da Escola Estadual Honorato Faustino, onde Davi foi cursar o 2º ano do ensino fundamental em fevereiro de 2021.
“Ele faz parte do Grêmio Estudantil de forma muito atuante, tem ótimas ideias para ajudar o próximo e nos assuntos da escola. Em uma campanha para o Albergue Noturno de Piracicaba, ele conseguiu muitas doações com o vídeo que fez”, completa.
“É com muita alegria que vejo o Davi ser vacinado, simbolizando uma nova etapa de enfrentamento à covid-19 com a imunização das crianças”, declara Rossieli Soares. “A Escola Estadual Honorato Faustino, inclusive, é a escola com o melhor desempenho no Ideb de todas as escolas estaduais do Brasil”, destaca.
A Escola Estadual Honorato Faustino é voltada aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e pertence ao Programa Ensino Integral desde 2016. Em 2019 a unidade alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em sua faixa de ensino, entre todas as escolas estaduais do país, atingindo a marca de 8,8.
“O desempenho da EE Honorato Faustino é o resultado do trabalho de uma equipe pedagógica muito dedicada e que envolve e recebe muito apoio das famílias. O acolhimento que esta escola dá para os estudantes é também um dos motivos para conseguir o alto desempenho pedagógico”, analisa o Dirigente de Piracicaba Fábio Augusto Negreiros.

Sábado, 15 de Janeiro de 2022

Veja Também

Serviços Urbanos inicia limpeza da nascente do Ribeirão Jacuba

Um dos principais símbolos de Hortolândia começa a ser recuperado. A Prefeitura realiza a limpeza ...