Coden conclui licitação para impermeabilização de reservatório de água tratada do Sistema Klavin

No final de dezembro, a Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, concluiu o processo de licitação para a impermeabilização de um dos reservatórios de água tratada de grande volume que compõem o Sistema Klavin. Os serviços serão custeados com recursos próprios da Coden, no valor de R$ 300 mil, e devem começar ainda neste mês de janeiro de 2022, com previsão de término de três meses (dependendo das condições climáticas).
Agora, a Coden aguarda apenas os prazos e trâmites legais para homologar o resultado, assinar o contrato e emitir a ordem de serviço da obra.
O Sistema Klavin é formado por quatro reservatórios, dois metálicos e dois de concreto armado, que totalizam 4 milhões de litros. Juntos, eles abastecem com água tratada uma população de aproximadamente 20 mil habitantes nos bairros Alvorada, Capuava, Santa Rita 1 e 2, Palmeiras, Jequitibás, São Manoel, Primavera, Klavin, Altos do Klavin, Campos Verdes, Monte das Oliveiras, Marajoara, Novos Horizontes e Imigrantes, além de chácaras na região Oeste da cidade.
O reservatório que será impermeabilizado é circular, feito em concreto armado, tem capacidade de mil metros cúbicos, ou 1 milhão de litros, e se encontrava desativado. Sua reforma consistirá na colocação, em toda a parte interna do tanque, de uma manta de PVC, também conhecida por geomembrana de PVC.
“A manta de PVC é uma tecnologia mais avançada comparada aos demais métodos de impermeabilização. Além de ser um produto de alta resistência, maior durabilidade e de rápida aplicação, garante mais segurança ao processo de instalação porque vem com as emendas prontas de fábrica, dispensando a geração de calor dentro do reservatório para a junção das partes. Isso diminui significativamente os riscos do trabalho realizado em espaços confinados”, explicou o diretor técnico da Coden, engenheiro Rean Gustavo Sobrinho.
Nova Odessa conta com um complexo de 11 reservatórios para o armazenamento de 12.050 m3 de água tratada. Além dos quatro no Parque Residencial Klavin, outros três estão instalados na sede da Coden, localizada no Jardim Bela Vista, dois no Jardim São Francisco, um no Jardim Santa Luíza e um no Condomínio Recanto Solar.
Até 2023, mais um reservatório de 700 metros cúbicos será instalado no Recanto Las Palmas. O projeto inclui a construção de adutora, além de 11 mil metros de rede e ligações de água nos lotes, o que elevará a capacidade total de armazenamento do município para 12.750 metros cúbicos e beneficiará diretamente a área do Pós-Anhanguera, única região da cidade ainda não atendida com abastecimento de água. As obras no pós-Anhanguera devem se iniciar já nos próximos meses.

Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2022

Veja Também

Prefeitura de Hortolândia recebe mais uma ambulância do Estado

Em 10 meses, município conquistou sete novos veículos para transporte de pacientes A Prefeitura de ...