Deputado Dalben destaca importância do avanço do projeto do Trem Intercidades

“Mais um passo importante para a mobilidade na Região Metropolitana de Campinas”. Foi assim que o deputado estadual Dirceu Dalben (PL) classificou a notícia de que o edital para a implantação e operação do Trem Intercidades deve ser lançado pelo governo estadual em março. Orçado em R$ 8,5 bilhões, a primeira fase do projeto prevê a implantação do trajeto entre São Paulo e Campinas.
“Ao longo de toda a minha trajetória política tenho defendido a instalação do Trem Intercidades como meio de transporte de passageiros. Assim como já acontece em outros países que utilizam essa modalidade de locomoção para melhorar o trânsito rodoviário e urbano, também teremos uma importante ferramenta para solucionar os gargalos na mobilidade na Região Metropolitana de Campinas, e ainda diminuir a poluição”, destacou Dalben.
O parlamentar sumareense esteve em Brasília, em 2019, para participar de uma audiência pública do TCU (Tribunal de Contas da União) – sobre a renovação antecipada da concessão da malha ferroviária paulista à empresa Rumo Malha Paulista – e defendeu a utilização da ferrovia para o transporte de passageiros, com a implantação do Trem Intercidades de São Paulo a Campinas inicialmente e, posteriormente, até o Interior.
Acompanhando de perto as fases do projeto, em agosto do ano passado, Dalben participou da audiência pública realizada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos para tratar sobre detalhes da concessão do transporte público de passageiros sobre trilhos.
Foram diversas outras reuniões realizadas também com prefeitos, representantes do Governo do Estado, bem como visitas técnicas a estrutura da linha férrea que corta a região, somando esforços e cobrando mais agilidade dos órgãos responsáveis para que essa nova melhoria atenda a população.
“O avanço neste projeto, a princípio entre Campinas e São Paulo, é uma grande conquista para a mobilidade da região e o nosso mandato segue sempre à disposição dos municípios paulistas, defendendo os interesses dos moradores”, disse o parlamentar.
O projeto do Trem Intercidades prevê a construção de novas linhas férreas no trecho entre Campinas e São Paulo, com capacidade para trafegar na velocidade média de 95 km/h e tempo de viagem estimada em pouco mais de 1 hora. O transporte de passageiros ficará sob responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo.

Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2022

Veja Também

Serviços Urbanos inicia limpeza da nascente do Ribeirão Jacuba

Um dos principais símbolos de Hortolândia começa a ser recuperado. A Prefeitura realiza a limpeza ...