Câmara celebra Dia da Consciência Negra com sessão solene e programação cultural

Câmara celebra Dia da Consciência Negra com sessão solene e programação cultural

O Dia da Consciência Negra em Sumaré foi celebrado com homenagem à comunidade negra, uma ampla programação cultural e uma festa para celebrar a data. Os eventos foram promovidos pela Câmara de Sumaré ao longo de todo o dia 20 de novembro, na Estação Ferroviária da cidade.
Pela manhã, foi entregue o Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares a pessoas que prestaram relevantes serviços à população negra e afrodescendente no município.
À tarde, no mesmo local, foi realizada a 4ª Festa da Cultura Afro-Brasileira. As comemorações tiveram apoio dos Conselhos Municipais de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, além da OAB Sumaré.
Neste ano, foram agraciados com o Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares 15 homenageados: Alecsandro Alves dos Reis, Aparecida Antônio dos Santos, Cássia de Jesus López, Osmar Gaudêncio, Edson Modesto da Costa, Ivone Aparecida Ribeiro Ferraz, Leonardo Policarpo da Silva, Samuel Gomes da Silva, Silene Gomes da Silva, Leonice Oliveira da Silva, Zenilda de Jesus Pereira, Judite Batista de Oliveira, Moacir de Freitas Alves, Eleonora Aparecida Alves de Souza Domingos (a Mãe Eleonora, in memorian) e José Sedinei Leite Júnior (o Pai Sedinei, in memorian).
O diploma foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 252, de 2 de junho de 2004, de autoria do então vereador Engenheiro Agrônomo Alan Cardeque Simões de Almeida. A novidade neste ano foi a inclusão do nome Dandara à honraria, proposta pelo vereador Willian Souza por meio do Decreto Legislativo nº 515, de 27 de outubro de 2021.
Já a 4ª edição da Festa da Cultura Afro-Brasileira contou com praça de alimentação com comidas diversas, exposições de artigos africanos e religiosos, vendas de roupas e colocação de tranças.
A programação artística incluiu o grupo de capoeira Raízes Baianas, dança afro com o grupo Oju Obá, teatro com a Companhia Teatral Maktub e Cássia López, música sertaneja com a dupla Celito e Ivalone, Hip Hop com a Blanc Show, performance com o Coletivo de Arte e Cultura de Sumaré e samba com a Comunidade Samba da Feira.

Família do Pai Sedinei (in memorian) e vereador Willian Souza (CAPA)

Vereador Digão e Samuel Gomes da Silva

Vereador Lucas Agostinho, Moacir de Freitas Alves e Dr. João Guedes (OAB)

Vereador Rodrigo Dorival Gomes e Ivone Aparecida Ribeiro Ferraz

Vereador Willian Souza e Douglas Aparecido de Oliveira

Silene Gomes da Silva e vereador Alan Leal

Vereador Silvio Coltro e Leonardo Policarpo da Silva

Vereador Ulisses Gomes e Aparecida Antônio dos Santos

Edson Modesto da Costa e vereador Toninho Mineiro

Vereador Willian Souza e Cássia López

Vereador Willian Souza e Osmar Gaudêncio (Manganal)

Zenilda de Jesus Pereira e vereador Ney do Gás

Vereador Willian Souza e Rodrigo Alves, filho da Mãe Eleonora (homenagem in memorian)

Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021

Veja Também

Equipe de educação ambiental de Hortolândia orienta população a adotar práticas positivas

O trabalho de educação ambiental realizado pela Prefeitura de Hortolândia incentiva a adoção de atitudes ...