Leitinho e diretor do IZ vistoriam áreas e prédios para abrigo, escola técnica e ONG de equoterapia

Imóveis vistoriados pela comitiva encontram-se atualmente vagos, sem uso pela instituição de pesquisa

O prefeito de Nova Odessa Cláudio José Schooder, o Leitinho, e o diretor técnico do IZ (Instituto de Zootecnia), Enilson Geraldo Ribeiro, vistoriaram áreas da Fazenda do Estado, sede da instituição de pesquisa, que podem ser utilizadas para abrigar órgãos municipais, um novo abrigo para animais abandonados, uma escola técnica pública e também por um projeto social de Equoterapia, que tem apoio institucional da administração. A vistoria ocorreu no último dia 18.
Ainda no prédio da Diretoria do IZ, e acompanhados pelo diretor de Cultura Cadu Pinotti Júnior, Leitinho e Enilson conversaram sobre os pedidos de cessão de prédios da área da sede para abrigar órgãos públicos municipais, formalizado no início deste ano.
Tratam-se do antigo “prédio técnico” da sede, com 69 salas ociosas, situado atrás da Diretoria e com acesso pela Avenida Carlos Botelho, e de algumas casas em outros pontos da cidade. No caso do “prédio técnico”, o complexo pode abrigar até mesmo uma instituição de Ensino profissionalizante estadual ou federal, atualmente sendo buscada pela gestão municipal e também pela direção do Instituto.
Depois, em campo, eles conversaram sobre o pedido reforçado no início deste ano de cessão de uma área de pesquisa rural na margem direita do Ribeirão Quilombo, para a construção de um novo abrigo de animais domésticos abandonados – que ficaria sob gestão da AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa). Neste caso, a área em questão é da antiga “Seriarte”, na Fazenda do Estado.
“A entidade protetora abriga hoje mais de 500 animais, e como a cidade cresceu muito nos últimos anos sem planejamento, os bairros ‘chegaram’ ao canil, o que gera uma certa perturbação. E a antiga Seriarte seria o local ideal para reformarmos e fazer um novo canil para a AAANO, que foi fundada há 27 anos por dois pesquisadores do próprio IZ”, explicou o chefe do Executivo.
Em todos os casos, os imóveis encontram-se atualmente vagos, sem uso pela instituição de pesquisa. A Prefeitura se compromete, em contrapartida, a promover a recuperação, manutenção e segurança dos imóveis cedidos pelo IZ.

EQUOTERAPIA
Já uma área rural situada na Fazenda do Estado, próxima à divisa territorial com Americana, pode receber um projeto da Aequotam (Associação de Assistência e Equoterapia de Americana), para o desenvolvimento de trabalho terapêutico e educacional com deficientes. O vereador novaodessense Antonio Alves Teixeira, o Professor Antonio, já destinou R$ 14.608,98 do Orçamento Municipal de 2022 para a Associação.
“É um projeto social que podemos ajudar a trazer para Nova Odessa. Estamos aqui, queremos ajudar a comunidade onde estamos há mais de 100 anos, então essas parcerias com a Prefeitura de Nova Odessa são muito importantes para o Instituto também”, completou Enilson Ribeiro.

Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021

Veja Também

Equipe de educação ambiental de Hortolândia orienta população a adotar práticas positivas

O trabalho de educação ambiental realizado pela Prefeitura de Hortolândia incentiva a adoção de atitudes ...