Hortoprev recebe boa avaliação em indicador previdenciário

O Hortoprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Hortolândia) obteve a nota “B” na nova apuração do ISP-RPPS (Indicador de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social) divulgado recentemente pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia. A avaliação contempla nove critérios e entre eles são avaliados temas como regularidade, transparência, gestão, suficiência financeira e outros.
O diretor superintendente da autarquia, Antonio Agnelo Bonadio, lembra que cada RPPS possui sua peculiaridade e que a Secretaria da Previdência faz alguma distinção entre os órgãos. “Neste indicador, há divisão de institutos por pequeno, médio e grande porte. Também existe a distinção de maturidade do regime, seja ela de menor ou maior maturidade. Hortoprev é classificado pela SPREV como um instituto de médio porte e menor maturidade”.
As notas do instituto, no geral, foram boas, avalia o diretor. As notas foram “A” para o índice de regularidade, índice de envio de informações, gestão e transparência, índice de cobertura previdenciária e atuária. Nos demais quesitos o instituto recebeu a nota “B”: índice de gestão, suficiência financeira, acumulação de recursos, finanças e liquidez.
“Entre os institutos de médio porte e menor maturidade, como é o caso de Hortolândia, apenas 7 tiveram a nota ‘A’. Os que receberam a nota ‘B’ foram 128 institutos, enquanto os demais 368 RPPS receberam notas ‘C’ e ‘D’”, complementa Bonadio.
Embora o resultado tenha sido bom, a diretoria do Hortoprev sempre busca o aprimoramento de seus processos e estruturas a fim de colocar a autarquia numa condição de governança adequada, tendo como meta a gestão eficiente dos recursos previdenciários de seus segurados.
O relatório de resultados do indicador está disponível para consulta na página da Secretaria Nacional da Previdência Social, por meio deste link (https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-no-servico-publico/indicador-de-situacao-previdenciaria).
O Hortoprev, autarquia da administração indireta de Hortolândia, é responsável pelo recolhimento, gestão e aplicação dos recursos destinados a pagamentos de aposentadorias e pensões do servidor de Hortolândia, bem como é o órgão gerenciador destes benefícios.

Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021

Veja Também

Equipe de educação ambiental de Hortolândia orienta população a adotar práticas positivas

O trabalho de educação ambiental realizado pela Prefeitura de Hortolândia incentiva a adoção de atitudes ...