Em reunião, Parlamento da RMC é apontado como modelo para outras regiões do Estado

Encontro contou com a presença do prefeito Zezé Gomes; movimentos feitos por parlamentares têm trazido grandes mudanças para região

A atuação do Parlamento Metropolitano da Região de Campinas, o engajamento dos presidentes de Câmaras e os avanços para a região serviram de modelo para implantação de novos parlamentos em regiões do Estado de São Paulo. A informação foi divulgada na 5ª sessão ordinária do colegiado, formado pelos vereadores da RMC, realizada na manhã desta sexta-feira (15), na Câmara de Hortolândia.
Todas as lutas travadas e a união das 20 cidades da RMC foram destaques em discursos feitos durante o encontro. O presidente do Parlamento, o vereador e presidente da Câmara de Campinas, Zé Carlos, falou da importância da união e de como isso refletiu em melhorias mais rápidas para a região.
“Somos uma família, estamos sempre nos comunicando, temos um compromisso com a Região Metropolitana de Campinas, e nossas lutas conjuntas já deram resultados, e nosso esforço foi reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo, que usou nosso parlamento como modelo para implantação em várias regiões do Estado e também em outras regiões do país”, comentou.
O anfitrião do evento, o presidente da Câmara de Hortolândia, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL), falou como a região tem se destacado no Estado pela organização. “Estamos constantemente buscando ações que tragam melhorias para nossas cidades. Somos todos ligados, estamos todos compartilhando divisas e problemas. Com a união somamos esforços para avançarmos em questões que há anos lutamos solitariamente”, ressaltou.
O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, também ressaltou como o Parlamento é importante. “Estive por oito anos como vereador e já estive à frente do Parlamento, sei dos desafios dos vereadores, e vocês [do Parlamento} têm sido muito importante e têm ajudado demais os prefeitos em muitas conquistas”, disse o prefeito.
Um dos destaques foi para a duplicação da Rodovia Miguel Melhado, facilitando o acesso de Valinhos e Vinhedo até o Aeroporto de Viracopos. A duplicação foi resultado de muita negociação com o Governo do Estado através do Parlamento. Vale ressaltar que foi montada uma Comissão para acompanhar a evolução das obras, com representantes das Câmaras de Valinhos, Vinhedo, Campinas, Indaiatuba e Monte Mor.
Zé Carlos, o presidente do Parlamento, ainda ressaltou que está em tratativas com o Governo do Estado para organizar uma reunião entre o vice-governador, Rodrigo Garcia, e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para discutir ações para melhorar a mobilidade do viário na Região Metropolitana.
“Muitas das nossas cidades, as menores, têm sofrido com problemas de escoamento de suas produções e também com a circulação de moradores por falta de acesso às grandes rodovias. Essa conversar deve acontecer logo, assim poderemos buscar uma solução mais acertada beneficiando muitas cidades”, disse o presidente do Parlamento.
A próxima reunião será realizada em Cosmópolis na primeira sexta-feira de novembro. A cidade foi escolhida devido às comemorações de seu aniversário de sua fundação, em 30 de novembro.

Sábado, 16 de Outubro de 2021

Veja Também

Equipe de educação ambiental de Hortolândia orienta população a adotar práticas positivas

O trabalho de educação ambiental realizado pela Prefeitura de Hortolândia incentiva a adoção de atitudes ...