Sumaré oferece 1 mil exames neste sábado no Dia D da Saúde da Mulher

Atividades serão realizadas nas unidades básicas de saúde das 8h às 16h; na UBS Cruzeiro vai ser até 13h

Sumaré promoverá o Dia D da Saúde da Mulher neste sábado (16), que integra a campanha “Outubro Rosa 2021”, que visa à conscientização da população a respeito dos cuidados com a saúde feminina, principalmente para prevenir o câncer de mama.
As atividades serão realizadas das 8h às 16h em todas as unidades de saúde, exceto na UBS Cruzeiro, que atenderá até 13h. Serão ofertados mil exames pré-agendados de papanicolau, auricoterapia e avaliação bucal.
Neste mês, sob coordenação do Fundo Social de Solidariedade, as ações de prevenção e conscientização da saúde da mulher foram intensificadas. Estão sendo ofertadas 3,1 mil mamografias para as mulheres (com agendamentos até dezembro), além de promovidas atividades nas feiras livres da cidade, por meio da Base de Excelência da Mulher Itinerante, e nas unidades de saúde.
A Melhor Idade também está sendo beneficiada com vídeoaulas explicativas e de prevenção. Ações internas nas unidades de saúde e nos Crass (Centros de Referência em Assistência Social), voltadas para os referenciados, serão desenvolvidas com todos os cuidados necessários, focando a orientação e conscientização.
A Base de Excelência da Mulher Itinerante percorre as feiras livres da cidade e com um ponto do shopping Park City Sumaré, com ações de orientação, auriculoterapia, avaliação de saúde bucal, ofertas de senhas para agendamento de mamografia, além de atendimento jurídico gratuito, em parceria com a OAB Sumaré.
No dia 19, a ação ocorrerá na feira noturna da Pista de Skate de Nova Veneza, das 17 às 20 horas.
“A prevenção começa pela informação, pela conscientização, e este é o trabalho que será desenvolvido neste mês. Este ano, devido à pandemia do coronavírus, não podemos realizar algumas das nossas tradicionais atividades de conscientização, como nossa grande caminhada, porém, visando sempre à humanização na saúde, o atendimento adequado e com respeito à população, sempre mantendo nosso compromisso de cuidar dos nossos moradores”, explicou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.
Segundo a presidente do Funssol, a campanha faz um alerta às mulheres de que muitos problemas de saúde podem ser evitados se houver prevenção. “Implantamos na UPA Macarenko a ‘Sala do Bem’, que acolhe pessoas vítimas de abuso físico e psicológico, o Centro de Longevidade, exclusivo para atendimento da Melhor Idade, duas unidades do Centro da Criança, para assistência aos pequenos, a Base de Excelência da Mulher, um espaço totalmente reservado para atender nossas mulheres. Isso é comprometimento e respeito com o ser humano, com a vida”, explicou Mara Dalben.
“Visando sempre a humanização na saúde, o atendimento adequado e com respeito à população, nosso compromisso é trabalhar com a prevenção e, por isso, Sumaré não poderia ficar de fora desta mobilização. Nos últimos anos ofertamos mais de 26 mil mamografias, salvando vidas. Neste mês, mais 3.100 exames serão disponibilizados, oferecendo diagnósticos precoces e contribuindo para os cuidados e tratamentos. Basta nossa Base de Excelência da Mulher Itinerante, que está preparada para receber nossas mulheres com carinho e proteção, e realizar o cadastro para o exame. A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável e com qualidade”, disse o prefeito Luiz Dalben (Cidadania).

Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021

Veja Também

Natal ‘Celebre a Esperança’ será aberto domingo em Nova Odessa

Administração Municipal avalia a possibilidade de levar a decoração para as demais praças da cidade ...