Trio acusado de aplicar golpes em caixa eletrônico é preso pela GCM

Câmera de monitoramento inteligente de Sumaré auxiliou na prisão de suspeitos de quadrilha de estelionato

Três indivíduos acusados de aplicar golpes em caixas eletrônicos foram presos pela GCM (Guarda Civil Municipal), na quinta-feira (14). Os suspeitos foram detidos no momento em que abordavam um idosa, que usava um caixa eletrônico de um supermercado na região central de Sumaré.
Todos foram encaminhados ao 1º Distrito Policial e autuados em flagrante pela acusação de estelionato. Eles ficaram presos na Cadeia local até serem apresentados à audiência de custódia.
De acordo com a corporação, o carro usado pelos suspeitos de integrarem uma quadrilha de estelionatários que aplicava golpes em clientes de agências bancárias na cidade foi identificado por uma das câmeras de monitoramento Inteligente. Os equipamentos instalados em pontos estratégicos da cidade são administrados pela corporação.
A Guarda informou que eles já estavam sendo investigados e procurados, pois foram gravados pelos sistemas de segurança dos estabelecimentos realizando os golpes em outras regiões do município. Todos já tinham passagem pela polícia e foram apresentados à Polícia Civil, que irá conduzir a investigação.
De acordo com a Guarda, um dos suspeitos se aproximava da vítima e a convencia que o equipamento estava com problemas e que deveria usar o caixa eletrônico ao lado. Enquanto isso, outro comparsa se aproximava e conseguia fazer transações como transferências para outras contas.
Em 2020, as câmeras de monitoramento inteligentes foram instaladas na cidade principalmente nas entradas e saídas, verificando o tráfego de veículos e contribuindo para gerar mais segurança à população. As câmeras têm tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e realizam o reconhecimento automático e instantâneo das placas de veículos, permitindo, assim, maior agilidade na fiscalização de roubos e furtos ou de veículos envolvidos em outros tipos de crime.
O monitoramento é realizado via Cecom (Centro de Comunicação Operacional e Monitoramento) da GCM – uma base operacional do órgão que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências – e interligado com as demais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), repassando as informações para os órgãos de segurança de todas as cidades, unificando essas informações e as instituições.

Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021

Veja Também

Três pessoas ficam feridas em acidente na Estrada Norma Marson Biondo

Três pessoas ficaram feridas após se envolverem em um acidente com três carros, na Estrada ...