Postura incorreta ao usar o celular pode comprometer coluna vertebral

Especialista da Faculdade Anhanguera de Sumaré dá dicas para evitar dores e ter hábitos saudáveis

O Brasil é o país onde as pessoas mais passam tempo em aplicativos de celular em todo o mundo. Dados do relatório do App Annie Intelligence observados durante o segundo semestre de 2021 apontam que os brasileiros ficam, em média, 5,4 horas por dia de olho no smartphone. A postura incorreta ao usar o aparelho pode comprometer, ao longo do tempo, até a coluna vertebral.
De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia da Anhanguera, Gabriela Mariotoni Zago, a cabeça em posição neutra, ou seja, no nível dos olhos, pesa entre 4,5 e 5,4 quilos, mas ao ficar inclinada para usar o celular pode pesar até 27 quilos sobre o pescoço, o que pode corresponder ao peso médio de crianças com oito anos.
Ela diz que ficar longo período com a posição curvada para usar o celular pode ocasionar dores de cabeça, nas costas, no pescoço e, com o passar do tempo, até se agravar para problemas mais sérios. “Conforme o histórico da pessoa associado e somado a componentes biomecânicos, como falta de alongamento, a não nutrição do disco, redução do espaço vertebral ou ainda algum fator predisponente pode até ocasionar hérnia de disco”, explica.
De acordo com a fisioterapeuta, é necessário mudar alguns hábitos diários para manter a saúde da coluna vertebral. Gabriela lembra que o uso do celular costuma ser bastante frequente no dia a dia e para evitar danos futuros é importante direcionar a visão e não o pescoço para o aparelho. “Evitar usá-lo em posição de flexão da cervical também ajuda. Além disso, é prudente fazer pausas para evitar posturas estáticas prolongadas”, afirma.
A especialista dá algumas dicas para ajudar a se policiar e manter bons hábitos para a postura.

Domingo, 10 de Outubro de 2021

Veja Também

Saúde de Nova Odessa promove ‘Dia D’ do Outubro Rosa 3ª feira

Durante o dia todo, serão realizadas atividades para conscientizar as mulheres sobre prevenção no município ...