Levantamento aponta baixo risco de epidemia de dengue

Hortolândia registrou o Índice de Breteau 1. Este é o resultado da ADL (Análise de Densidade Larvária) que a prefeitura realizou neste mês. O índice, que contabiliza a quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti encontrados na cidade, é considerado baixo. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto.
De acordo com o veterinário da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde responsável por realizar a análise, Evandro Alves Cardoso, o índice medido ficou dentro do nível esperado para essa época do ano. “Durante o inverno, que é caracterizado por temperaturas mais baixas, diminui a circulação do Aedes aegypti. Mas, mesmo assim, é importante que a população mantenha os cuidados para prevenir e combater a proliferação do mosquito”, alertou Cardoso.
O veterinário reforça que, apesar de em menor quantidade, o Aedes aegpti continua ativo no inverno durante o dia, período em que a temperatura é mais quente e, portanto, propícia para sua circulação e reprodução. Assim, é necessário manter os cuidados para evitar a reprodução do mosquito.
Dentre os cuidados que o veterinário orienta a população adotar estão manter quintais e áreas externas da casa limpos e sem armazenagem de materiais que possam acumular água parada, condição propícia para que a fêmea do Aedes aegypti deposite os ovos. Outras medidas recomendadas são manter tampados tonéis, barris e caixas d’água, colocar telas em ralos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com a UVZ, cerca de 80% dos focos de criadouros do Aedes aegypti estão nas casas das pessoas.
Outra ação que os moradores devem fazer para ajudar no combate ao mosquito é evitar o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas e em terrenos baldios.

Quarta-feira, 28 de Julho de 2021

Veja Também

Procon Sumaré notifica três postos de combustíveis por propaganda enganosa

O Procon (órgão de Defesa do Consumidor) de Sumaré notificou três postos de combustíveis por ...