‘Sumaré é um canteiro de obras e os investimentos não param’

Em entrevista, prefeito Luiz Dalben fala dos desafios de conduzir o município para o desenvolvimento em um ano tão desafiador

Mesmo em meio à pandemia, Sumaré não para. A “Cidade Orquídea” segue com obras e projetos em todas as áreas e regiões. Ao passo que acelera a vacinação contra a Covid-19, o município comemora 153 anos de emancipação político-administrativa com atividades oferecidas de forma remota a toda população de todas as idades. Em entrevista ao Tribuna Liberal, o prefeito Luiz Dalben (Cidadania) falou do trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade e adiantou um pouco do que vem pela frente. Confira os principais trechos.

Tribuna Liberal: Prefeito, como está o planejamento da celebração do aniversário de Sumaré?
Luiz Dalben: Sumaré celebra 153 anos nesta segunda-feira (26) e neste ano, a exemplo de como fizemos ano passado devido à pandemia, a programação especial em celebração ao aniversário da cidade está acontecendo, desde o início do mês, de forma online, com atividades para toda a população. Mesmo em meio a este período difícil, não podíamos deixar de oferecer atividades que contribuam com a qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico de nossos moradores. São atividades culturais, de saúde, artísticas e interativas para todos os moradores. Ainda que o país esteja vivendo esse momento atípico e desafiador, o município tem muito a celebrar, afinal, a cidade é um canteiro de obras e os investimentos não param. Temos a Expo Online 153 anos, uma exposição online de fotos dos bichinhos de estimação enviadas pela população; entrega de obras de mobilidade e infraestrutura, como Área de Lazer San Martin, calçamento da Avenida da Selmi, duplicação da ponte da Emílio Bosco, duplicação da rotatória da Praça do Evangelho, urbanização do Jardim Casa Verde, infraestrutura do Jardim Manchester, infraestrutura da Estrada Municipal Teodor Condiev, pavimentação da Avenida São Judas Tadeu, duplicação da Avenida Rebouças, trecho próximo ao Jardim Veccon. Também realizamos lives da banda municipal no Facebook da prefeitura, publicamos vídeos de orientação em saúde, apresentações musicais, teatrais e artísticas. A Base de Excelência da Mulher oferta mais de dois mil exames de ultrassom de mama e transvaginal e demais exames preventivos para as nossas mulheres, além da Secretaria de Saúde promover ‘Dias D’ de consultas e exames de diversas especialidades. Ao longo do mês, há a distribuição de mudas frutíferas, nativas e árvores de calçadas em todas as regiões, a implantação de feiras noturnas no Matão e Nova Veneza; a entrega da EM Profª Maria Luisa Medeiros, no Picerno, e ampliação EM Parque Regina, no Matão. Também inauguramos a sala de vacina Centro da Criança central e nossa Melhor Idade atendida nos grupos descentralizados participam do 2º Concurso MasterChef da Melhor Idade. São diversas atividades que envolvem toda a família e celebram mais um aniversário da cidade, comemorando as melhorias em todas as áreas.

Quais são as expectativas/planos para o município em 2022?
Trabalhamos para levar investimentos e melhorias para todas as áreas. Queremos humanizar ainda mais o atendimento da saúde, construir novas unidades, ampliar os atendimentos. Nossa UPA [Unidade de Pronto Atendimento] Denadai já está em construção e já conseguimos verba, por meio do deputado Dirceu Dalben [PL], para a implantação de uma UPA na região do Maria Antonia, a quarta na cidade. Queremos atrair novas empresas para Sumaré, criando mais emprego e geração de renda. Também investimos na infraestrutura, tendo como grande prioridade neste setor os três novos viadutos, que vão contribuir muito para a estrutura viária da cidade. Vamos ampliar o número de vagas nas escolas municipais e os projetos da educação, além de construir novas escolas. Vamos construir também novos centros esportivos e ampliar as praças de esportes e parques lineares. O Centro de Treinamento Esportivo e Paradesportivo de Sumaré será implantado, além da ampliação de ciclovias e trilhas na região rural. Continuamos investindo na nossa Guarda Municipal, diminuindo cada vez mais os índices de criminalidade e protegendo a população. E queremos ampliar e fortalecer os programas e projetos sociais e o Centro de Longevidade para a Melhor Idade, além de incentivar ainda mais as campanhas solidárias. Com muito planejamento, trabalhamos para ofertar sempre serviços de qualidade para nossos munícipes.

Como tem sido o trabalho de desenvolvimento da cidade mesmo em meio à pandemia e quais os principais feitos neste período?
Claro que nossa prioridade de recursos e de trabalho é na área da saúde e não medimos esforços para proporcionar um atendimento digno à população. Ampliamos os leitos de enfermagem, implantamos vagas de UTI na UPA Macarenko, treinamos nossos colaboradores. Essa nova onda da pandemia neste início de ano atrasou a entrega de algumas obras e até a retomada das aulas presenciais dos nossos alunos, embora seja importante ressaltar que não há defasagem no ensino durante as aulas remotas. Continuamos seguindo nosso planejamento para investir no crescimento da cidade e nos projetos que melhorem a qualidade de vida da população. Nossas obras de mobilidade urbana e infraestrutura seguem por toda a cidade. Quero agradecer o deputado Dirceu Dalben por todo o empenho e auxílio para Sumaré crescer. E agora, com o primeiro deputado federal da história da cidade, meu amigo Henrique Stein [Republicanos], teremos mais facilidade de contato e de recebimento de recursos do Governo Federal. Demos continuidade às obras já iniciadas no ano anterior, ampliando o PRC (Programa de Recape Contínuo), levando asfalto de qualidade para todas as regiões, e honrando o compromisso com o colaborador municipal e com a população, ofertando a humanização do serviço público. Sumaré é uma cidade com grande potencial para vários tipos de investimentos. Somos o segundo maior mercado consumidor da Região Metropolitana de Campinas, cortada por rodovias importantes do Estado, próxima ao Aeroporto de Viracopos, e uma grande área de expansão imobiliária, além de oferta de mão de obra capacitada. Somos o maior porto seco da América Latina e estamos próximos ao Porto de Santos. Contamos com a Rumo Logística, concessionária que administra a malha ferroviária que passa por Sumaré. É do terminal localizado aqui, na região da Área Cura, que saem os mais diversos produtos manufaturados – naturais, eletrônicos, automotivos – e são distribuídos por todo o país, portos e aeroportos nacionais, e daí encaminhados para todo o mundo. É uma cidade com posição estratégica para negócios e nosso objetivo é trabalhar para trazer para o município grandes empresas e empreendimentos que contribuam com o crescimento da cidade, geração de empregos e renda para a população e impulsionem a nossa economia. As melhorias que podemos ver por toda a cidade são frutos do planejamento e empenho para o crescimento e desenvolvimento de Sumaré. Trabalhamos em prol da população e para oferecer serviços de excelência, que contribuam para a qualidade de vida e que façam nossos moradores terem orgulho de viver em Sumaré.

E como a cidade tem trabalhado para enfrentar a pandemia?
Sumaré foi a primeira cidade da região a iniciar o trabalho de combate ao coronavírus com capacitação dos colaboradores, criação do Comitê de Combate e Prevenção e elaboração de um plano de contingência. Trabalhamos com muita seriedade para combater o vírus e pela saúde da população. Ampliamos leitos de enfermaria de baixa e média complexidade. Em março do ano passado, a UPA Macarenko contava com 15 leitos de leve e média complexidade, hoje são 55. Também foram disponibilizados todos os leitos do CIS Nova Veneza para os demais atendimentos médicos leves, liberando 20 leitos na UPA Macarenko para atendimentos do coronavírus. Retomamos a parceria com o grupo Amil para implantar 40 novos leitos de enfermaria no antigo Hospital Madre Theodora, em Nova Veneza, com possibilidade de ampliação. Também sancionamos a lei que permite que o município adquira doses da vacina contra o coronavírus independentemente, acelerando a imunização, dependendo da oferta no mercado. Intensificamos nossas operações de fiscalização e orientação, mas muitos moradores ainda insistem em se aglomerar e não respeitar as normas. Além do colapso na saúde, a desobediência das regras afeta o setor econômico, encerrando as atividades de centenas de estabelecimentos e prolongando a existência da pandemia. Intensificamos nossos projetos sociais. Com a pandemia tivemos um aumento das famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. Ajudar essas famílias tem sido o principal objetivo da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e secretarias municipais, que fomentaram um pacote de ações assistenciais, como arrecadações de alimentos e itens de higiene em diversos pontos da cidade, por meio do sistema drive thru, parcerias com a iniciativa privada e distribuição de kits nutricionais para os alunos das escolas municipais em substituição à merenda. Nos solidarizamos com todos que passam por este momento difícil e com todas as famílias que perderam seus entes queridos. A hora agora é de solidariedade, união e fé. Pedimos a colaboração dos nossos munícipes, que cumpram as normas sanitárias e o isolamento social. Precisamos de junção e da força de todos para passarmos por isso. Que Deus nos abençoe e nos guie!

Nos últimos anos a cidade tem investido bastante em obras de infraestrutura e mobilidade urbana. Quais os próximos planos para esses setores?
Desde 2017, investimos na infraestrutura e mobilidade urbana da população. Para isso, criamos o PRC (Programa de Recape Contínuo), que ocorre por toda a cidade, recuperando mais de 1,5 milhão de metros quadrados de asfalto em todas as regiões. Queremos triplicar o PRC, levando asfalto novo e de qualidade para todos os bairros, ofertando vias seguras para a população. As ciclovias em toda a cidade também serão ampliadas. Também revitalizamos importantes avenidas, como a Amizade, em Nova Veneza, Rebouças, no Centro, Minasa, no Matão, Júlio de Vasconcellos, acesso para a região central, além da Estrada Municipal Mineko Ito (Estrada do Barreiro), que será recuperada, após intervenção do deputado Dirceu Dalben junto ao governo estadual. A rotatória da Praça do Evengelho, no Matão, foi duplicada e estacionamentos a 45º estão sendo instalados na Avenida Minasa. Duplicamos Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, conhecida como Estrada da PPG, acesso à região da Área Cura, recuperamos pontes, como as duas do Maria Antonia, Salerno, Inocoop, e iniciamos as obras da duplicação da ponte da Emílio Bosco. Também construímos a Avenida da Selmi, ligando a Avenida da Amizade à Rodovia Vírginia Viel Campo Dall’Orto. A Rodovia Adauto Campo Dall’Orto, também conhecida como José Lozano Araújo, que liga Sumaré a Paulínia, está sendo duplicada. Além disso, um sonho antigo da população está se tornando realidade: Sumaré ganhará três viadutos, sendo dois na região central e outro na região do Picerno, que serão construídos pela Rumo Logística. No final do ano, conheci antecipadamente o projeto de um deles. Com a antecipação do projeto, as obras começarão mais cedo, impactando diretamente no tráfego dos condutores. São investimentos que influenciam diretamente a mobilidade da nossa população, contribuindo para a qualidade de vida. E quero agradecer ao deputado Dirceu Dalben, meu pai, por toda a ajuda e emendas enviadas para a cidade, contribuindo para o crescimento de Sumaré.

Domingo, 25 de Julho de 2021

Veja Também

Laço Branco mobiliza homens pelo fim da violência contra as mulheres

Campanha abraça mobilização mundial em que homens buscam sensibilizar outros homens para causa A Campanha ...