Sumaré oferece teste rápido de sífilis no Centro Esportivo até sexta-feira

O CRESSER (Centro de Referência em Saúde Sexual e Reprodutiva), órgão vinculado à Secretaria de Saúde de Sumaré, realiza, até sexta-feira (30), testes rápidos para sífilis no Centro Esportivo “Vereador José Pereira”, na região central da cidade. A ação ocorre junto com a vacinação contra a Covid-19 e, por isso, é direcionada às pessoas que fazem parte do atual público-alvo da campanha de acordo com o PEI (Plano Estadual de Imunização) e que têm interesse na testagem. Na cidade, estão sendo imunizadas pessoas a partir de 30 anos sem comorbidades, além de grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
O teste pode ser feito das 9h às 16h e o resultado sai na hora. Cerca de 50 pessoas são atendidas diariamente e os casos positivos, que indicam se a pessoa teve contato com a bactéria causadora da Sífilis, são orientados a realizarem exames complementares. Os testes são gratuitos, sigilosos e não requerem jejum.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada por bactéria. Mas tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente na rede pública. A testagem é fundamental para identificar o problema e iniciar a intervenção o quanto antes, impedindo que a sífilis avance silenciosamente e se agrave. No caso de grávidas, mães com sífilis podem não passar para os filhos se fizerem o diagnóstico e o tratamento adequado durante a gestação. É importante também tratar o parceiro sexual.
Em qualquer período do ano, a testagem rápida para sífilis – e também para HIV e hepatites B e C – poderá ser feita na sede do CRESSER, na Rua Jaciro Baldiotti, 350, no Jardim Planalto do Sol. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para mais informações, o número de telefone é o (19) 3873-5463.

Quarta-feira, 21 de Julho de 2021

Veja Também

Sumaré atende 181 pacientes em ‘Dia D’ e anuncia novo mutirão

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou, no sábado (24), um novo ‘Dia D’ de ...