Escola de Nova Odessa recebe prêmio por vídeo sobre importância da água

A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Professora Alvina Maria Adamson”, de Nova Odessa, recebeu na última quarta-feira (14) o prêmio “Sua Gota Faz a Diferença”, conferido pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A entrega ocorreu na sede do órgão, em Americana, e contou com a presença da coordenadora pedagógica do município, Érika Salazar Sanches, e da professora da escola vencedora, Ana Maria Jacob.
O prêmio, cujos vencedores foram anunciados no ano passado, é promovido anualmente pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e envolve os municípios participantes do Projeto Gota d’Água. Na edição de 2020, os concorrentes tiveram que produzir vídeos voltados à temática dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), assunto que foi trabalhado com os alunos da Rede Municipal ao longo do ano. Os vídeos enviados foram analisados por uma comissão julgadora formada por técnicos do Consórcio PCJ.
Localizada no Jardim São Jorge, a Emef Alvina concorreu com unidades de outros nove municípios finalistas do concurso – Americana, Bragança Paulista, Hortolândia, Itupeva, Limeira, Louveira, Piracaia, Salto e Cosmópolis –, tendo conquistado o primeiro lugar com o vídeo “Cadê a água que estava aqui?”, disponível em https://bit.ly/3eoPuiK.
O vídeo mostra estudantes pedindo mais cuidado de todos para com o meio ambiente, além de trabalhos acerca do tema feitos na escola durante o ano letivo. “Nossa intenção foi conscientizar as pessoas sobre a importância da água e do equilíbrio ambiental para a sobrevivência dos seres humanos, animais e plantas do planeta”, explicou a coordenadora pedagógica.
Além do troféu, a escola recebeu um “kit youtuber” com microfone de lapela, iluminador ring light e tripé, como forma de incentivo para que os participantes deem continuidade ao trabalho de sensibilização ambiental desenvolvido ao longo do Projeto Gota d’Água, tornando-se influenciadores ambientais a partir dos vídeos produzidos.
Após a premiação, as profissionais de Nova Odessa conheceram em primeira mão a Casa Mais Sustentável, que foi remodelada em 2020. Trata-se de um ambiente de aprendizagem instalado na sede do Consórcio PCJ e voltado à educação ambiental, onde os visitantes podem vivenciar de forma lúdica, sensorial, interativa e tecnológica conceitos relacionados à sustentabilidade.
Para o secretário de Educação de Nova Odessa, José Jorge Teixeira, o Prêmio “Sua Gota Faz a Diferença” significa muito mais do que uma proposta de educação ambiental”. “Essa conquista é símbolo da superação de toda comunidade escolar, os diretores, gestores, professores, pais e alunos da Rede Municipal, que têm conseguido vencer os desafios trazidos pelo ensino remoto durante a pandemia, encontrando possibilidades de desenvolver projetos essenciais para o bem-estar da sociedade. Todos estão de parabéns”, afirmou.

Sexta-feira, 16 de Julho de 2021

Veja Também

Praça da Pista de Skate recebe mais 50 mudas de árvores nativas e frutíferas

Por meio do projeto ‘Replantar’, da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura de Sumaré realizou ...