Prefeituras investem em tecnologia para enfrentar pandemia de Covid-19

Ações desenvolvidas em cidades como Paulínia, Jaguariúna e Campinas foram compartilhas em webinar com mais de 60 municípios

A tecnologia tem sido uma aliada estratégica para melhorar a prestação dos serviços públicos durante a pandemia nas cidades. Na região de Campinas, as prefeituras têm buscado, por meio da inovação, a transformação digital da administração municipal. Foi o que destacaram prefeitos e gestores que compartilharam experiências tecnológicas durante o Webinar das Cidades Digitais da região, realizado na última terça-feira (22).
Servidores de mais de 60 prefeituras participaram do encontro virtual promovido pela RCD (Rede Cidade Digital). “As cidades atravessam uma pandemia e o início de novas administrações, o que reforça ainda mais a importância deste evento para trazermos informações e inspirações. Toda cidade pode ser conectada, digital e inteligente. Cada qual a sua maneira”, frisa o diretor da RCD, José Marinho.
Em Campinas, o presidente da IMA (Informática de Municípios Associados S/A), Eduardo Coelho, ao comentar sobre diversos avanços, disse que a meta da cidade é aumentar a malha de fibra óptica e disponibilizar cerca de 200 serviços, já ofertados no portal da prefeitura, na palma da mão da população.
A criação do Parque Tecnológico Municipal de Campinas, em andamento, também é outra proposta que, segundo o presidente da IMA, irá auxiliar na retomada econômica e se tornar um espaço de criação de novas tecnologias e soluções. “Queremos também trazer startups e fazer a evolução desse polo em direção à cidade inteligente”, comentou Eduardo Coelho.
O prefeito de Paulínia, Du Cazellato (PL), lembrou que a prioridade durante a pandemia foi investir em tecnologia em setores estratégicos como saúde, educação e segurança. Entre as inovações, Du Cazellato cita a informatização na área da farmácia da rede pública, serviços online e investimentos que auxiliassem a educação municipal, que vão desde plataforma de ensino, tablets a chips com pacotes de internet para os alunos.
“A nossa cidade ficou um pouco atrasada no quesito conectividade, mas desde que assumi investimos muito, mas temos muito trabalho pela frente ainda para que a população tenha todos os benefícios na palma da mão ou na sua casa ou no trabalho”, argumentou Cazellato.
Considerada uma das cidades mais conectadas e inteligentes entre municípios com população de 50 mil e 100 mil habitantes, Jaguariúna é outro destaque da região. O prefeito Gustavo Reis (MDB) destaca os aplicativos CCC Jaguariúna e Cidadão Online, que disponibilizam e facilitam o acesso a serviços públicos e agendamentos, além do Busão na Palma da Mão, que fornece em tempo real os horários e localização do transporte público. “Estamos avançando e colocando toda a parte de serviços no site da Prefeitura. Isso facilita muito. Acho que o nosso papel enquanto prefeito é facilitar a vida do cidadão”, destacou o prefeito.

Domingo, 27 de Junho de 2021

Veja Também

RetomaSP será lançado em Campinas nesta 6ª feira para alavancar economia

Evento vai tratar de temas como transformação digital e inovação tecnológica e será o primeiro ...