Prefeitos da região participarão de evento sobre transformação digital

Du Cazellato, de Paulínia, e Gustavo Reis, de Jaguariúna, estão entre os convidados do webinar desta terça-feira

O Webinar das Cidades Digitais da Região de Campinas reunirá prefeitos, gestores e servidores públicos, nesta terça-feira (22), para tratar de inovação e desenvolvimento por meio de investimento em tecnologia. As inscrições para o evento, promovido pela RCD (Rede Cidade Digital), são gratuitas e podem ser feitas na plataforma https://www.sympla.com.br/rcd. Entre os convidados confirmados estão os prefeitos de Paulínia, Du Cazellato (PL), e de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), que compartilham as experiências tecnológicas e como as cidades caminham para se tornar inteligentes. “É o espaço para o compartilhamento de ideias e informações que possam subsidiar a formulação de políticas públicas nas cidades neste momento em que não é mais possível se fazer gestão sem o auxílio de ferramentas. A pandemia vem demonstrando que a transformação digital do setor público é imprescindível”, destacou o diretor da RCD, José Marinho.
Para o prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Gustavo Reis, uma cidade conectada e inteligente precisa facilitar a vida das pessoas. “Cidade Inteligente é ter uma cidade conectada, a prestação dos serviços da sua municipalidade à disposição do munícipe de maneira muito mais prática, fácil e dinâmica. É você conseguir disponibilizar aos seus moradores acesso a serviços, ou seja, conseguir facilitar a vida do cidadão”, disse Reis em entrevista à Rede Cidade Digital.
Em Jaguariúna, considerada em rankings recentes a cidade mais inteligente entre localidades com até 100 mil habitantes, 86 em cada 100 pessoas têm acesso à internet, fator que contribui também, na opinião do prefeito, para fomentar esse ambiente de conectividade. “Nós criamos um cartão cidadão, chamado CCC Jaguariúna, um aplicativo onde o cidadão tem a possibilidade de verificar no posto de saúde que ele deseja marcar a sua consulta e pode verificar também se o remédio está disponível”, conta o prefeito, destacando também o aplicativo Busão na palma da mão, que informa aos usuários do transporte público em tempo real a localização dos veículos.

PLANEJAMENTO
Um dos passos importantes para a transformação digital das cidades, segundo o professor doutor Rodolfo Miranda de Barros, do Departamento de Computação da UEL (Universidade Estadual de Londrina), no Paraná, é a elaboração do PDTI (Plano Diretor da Tecnologia da Informação).
O especialista é outro convidado para o encontro com as Prefeituras paulistas e explica que o PDTI é importante para os municípios que priorizam uma melhor gestão dos recursos e maior qualidade na prestação dos serviços ao cidadão. “O PDTI serve para diagnosticar e planejar a gestão dos recursos e processos de TI para que a gente vise atender às necessidades que os administradores públicos vão pretender em determinado período e que isso seja feito de maneira eficiente, que efetivamente traga benefícios para a sociedade como um todo”, argumenta. O Webinar das Cidades Digitais da Região de Campinas tem a parceria da S. Clara Comunicação, Sigma Telecom, Furukawa, ClipEscola, Totalware, Valid e Sonner.

SERVIÇO
WEBINAR DAS CIDADES DIGITAIS DA REGIÃO DE CAMPINAS

Quando: terça-feira, 22 de junho, às 10 horas Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades pelo https://www.sympla.com.br/rcd Informações pelo WhatsApp (41)3015- 6812 ou pelo imprensa@redecidadedigital.com.br

Domingo, 20 de Junho de 2021

Veja Também

Praça da Pista de Skate recebe mais 50 mudas de árvores nativas e frutíferas

Por meio do projeto ‘Replantar’, da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura de Sumaré realizou ...