Município oferece avaliações preventivas ao câncer bucal

A Prefeitura de Sumaré também promove neste sábado (19) o ‘Dia D’ de prevenção ao câncer bucal. As avaliações acontecerão das 9 às 15 horas, em todas as unidades de Saúde (exceto nas USFs (Unidades de Saúde da Família) Veccon e Virgilio Viel e nos “covidários”, que atendem exclusivamente a casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
A campanha é realizada anualmente pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância ao Câncer Bucal. A ação não ocorreu em 2020, devido ao agravamento da pandemia.
“A prevenção é sempre o melhor remédio, e isso não é diferente quando o assunto é o câncer. Por isso, convido toda a população que irá se vacinar neste sábado a realizar uma avaliação odontológica com a equipe da unidade. É rápido e muito importante para a sua saúde”, disse o secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli.
As equipes das unidades básicas de saúde estão realizando a campanha de prevenção ao câncer bucal desde o dia 11 de maio. Neste sábado, porém, as avaliações serão intensificadas.
A Secretaria de Saúde orienta a população a evitar aglomerações, indo sem acompanhantes no momento do atendimento e respeitando o distanciamento social. Todos devem seguir as medidas preventivas: uso de máscara de proteção facial, álcool gel 70% para higiene das mãos e manter a distância segura entre as pessoas.
Caso você não possa comparecer nesse dia, procure a unidade de saúde referência da região onde mora e agende uma consulta odontológica.

PREVENÇÃO
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de boca é o quinto mais frequente entre homens no Brasil. A melhor forma de preveni-lo e tratá-lo é realizando o diagnóstico precoce da doença.
É importante que o paciente esteja atento às estruturas de sua boca, como bochechas, gengivas e língua. Caso observe algum caroço, nódulo, mancha ou ferida na boca por um período maior que 15 dias, a orientação é procurar atendimento odontológico. Os principais fatores de risco são tabagismo, etilismo e exposição ao sol.

Sexta-feira, 18 de Junho de 2021

Veja Também

Sumaré atende 181 pacientes em ‘Dia D’ e anuncia novo mutirão

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou, no sábado (24), um novo ‘Dia D’ de ...