BRK Ambiental promove campanha sobre uso correto de redes de esgoto

Iniciativa contempla palestras e entrega de folhetos em condomínios, entidades, escolas e universidades

Com o objetivo de conscientizar e orientar os clientes quanto ao uso correto das redes de coleta de esgoto, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico de Sumaré, realiza uma campanha de conscientização na cidade. A ação conta com a realização de palestras em instituições de ensino e entidades assistenciais.
Trata-se da continuidade de um projeto iniciado no segundo semestre de 2020, que contou com a distribuição de aproximadamente 26 mil folhetos orientativos e levou conhecimentos sobre saneamento para 421 pessoas de escolas, universidades e entidades da cidade.
No mês passado, foram realizadas três palestras, uma delas para capacitar os funcionários da própria concessionária para falarem sobre o tema com os clientes. Além disso, síndicos do condomínio Vila Flora também receberam orientações e informações para que possam orientar os moradores do local. A terceira palestra foi realizada para a Sociedade Humana Despertar, do Jardim Basilicata, em que as famílias atendidas também receberam orientações sobre o assunto. Todas as palestras foram online.
“As redes coletoras de esgoto foram dimensionadas para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido. Um dos maiores desafios enfrentados pela BRK Ambiental em Sumaré é o descarte irregular de lixo nas redes e em ligações residenciais. Por isso, a importância de realizar uma campanha de conscientização da população quanto a esse tema”, explica Thaís Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental em Sumaré.
A realização de palestras pode ocorrer para qualquer entidade e instituição de ensino da cidade que tiver interesse. Com o tema “Saneamento e dificuldades enfrentadas na coleta do esgoto”, a palestra pode ser realizada de maneira on-line ou presencial, seguindo os protocolos dos órgãos de saúde. As instituições interessadas podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br.
“O trabalho de educação ambiental da população é de extrema importância para que consigamos manter o correto funcionamento das redes de esgoto, preservando o meio ambiente e a saúde”, complementa Thaís.
Em caso de dúvidas, os clientes podem fazer contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771-0001, pelo WhatsApp (11) 99988- 0001, pelo site www.brkambiental.com.br/sumare, ou ainda pelas nossas redes sociais.

LIXO NA REDE DE ESGOTO
O descarte de fios de cabelo, fios dentais, embalagens, cotonetes, absorventes, entre outros objetos no ralo do banheiro, pode provocar o entupimento da rede de esgoto e, além de causar vazamentos nas ruas, também pode ocorrer o retorno de esgoto para as residências dos clientes.
Além do descarte do lixo, é importante reforçar sobre a destinação correta do óleo. Isso porque ao jogá-lo na pia da cozinha, depois que esfria, o óleo que era líquido vira um bloco sólido capaz de se fixar nas tubulações. Com o passar do tempo, o acúmulo de gordura só cresce, o que vai reduzindo o espaço para a passagem do esgoto até provocar a completa obstrução do encanamento.

Sexta-feira, 7 de Maio de 2021

Veja Também

Medidas protetivas contra violência doméstica crescem 65,4% na região

De acordo com o Tribunal de Justiça, foram 379 pedidos entre janeiro e maio de ...