Ônibus ‘usa’ laço para conscientização sobre segurança no trânsito

Ação será realizada até o final do mês em linhas urbanas, metropolitanas e intermunicipais da região de Campinas

Ônibus urbanos com um laço amarelo no para-brisa têm chamado a atenção de quem circula pelas ruas e avenidas de cidades da região, como Sumaré, Hortolândia e Nova Odessa. A ação faz parte do movimento “Maio Amarelo”, campanha internacional realizada anualmente para conscientizar as pessoas sobre a importância da atenção e cordialidade no trânsito para evitar acidentes.
Em Hortolândia, por exemplo, os laços amarelos poderão ser vistos durante todo o mês em todas as 18 linhas que integram a frota municipal. Além disso, a Ponte da Esperança, cartão postal da cidade, já está iluminada de amarelo, em alusão à campanha.
Dados da Liga do Trauma, equipe vinculada à PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica), mostram que os acidentes de trânsito causam 1,3 milhão de mortes e 50 milhões de lesões incapacitantes ao ano, no Brasil, sendo que crianças e jovens estão entre as principais vítimas. Entre os principais causadores destes acidentes estão: veículos inseguros, violação das leis, excesso de velocidade, uso de celular, ingestão de bebidas alcoólicas, falta de habilidade, infraestrutura insegura e direção distraída.
Além dos veículos de transporte coletivo, os funcionários das empresas vão usar máscaras e laços amarelos durante a jornada de trabalho. “As empresas também vão divulgar entre seus colaboradores um amplo material informativo por meio de cartazes e vídeos com informações gerais sobre esta campanha internacional, com números e dicas sobre a prevenção de acidentes que envolvam ônibus, motos e bicicletas, além dos cuidados necessários ao dirigir em vias com lombadas”, informou a Diretoria de Comunicação do Grupo Belarmino.
Na região, participam das ações a Viação Lira, que atua em Hortolândia; a Rápido Sumaré, que opera em Nova Odessa; a Rápido Luxo Campinas, de Monte Mor; e a Viação Ouro Verde, responsável pelas linhas urbanas de Sumaré. Ônibus que fazem linhas metropolitanas, intermunicipais, rodoviárias e fretamento também integram a campanha.
De acordo com o Grupo Belarmino, será uma ação com o intuito de unir a campanha de prevenção a acidentes com a luta contra a Covid-19. Uma forma de também lembrar os passageiros dos cuidados com a saúde.

MAIO AMARELO
É uma campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito. A data foi criada com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, em maio de 2011, que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Como o objetivo não foi alcançado, este ano se inicia a segunda década de ação, que tem o mesmo objetivo da primeira, isto é, reduzir em 50% o número total de mortes no trânsito em dez anos.
O Maio Amarelo é um movimento que exige uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, nas mais diferentes esferas. E alcançar o objetivo principal, que é a redução das mortes no trânsito.

Quarta-feira, 5 de Maio de 2021

Veja Também

Medidas protetivas contra violência doméstica crescem 65,4% na região

De acordo com o Tribunal de Justiça, foram 379 pedidos entre janeiro e maio de ...