Nova Odessa vai comemorar 116 anos com exposição fotográfica, site e lives

Com restrições em razão da pandemia de coronavírus, atividades ocorrem a partir desta quinta-feira e se estendem até o fim do mês

A Prefeitura de Nova Odessa divulgou nesta segunda-feira (3) a programação das comemorações do aniversário de 116 anos da cidade, comemorado no próximo dia 24. As atividades, segundo a Diretoria de Cultura do município, foram planejadas levando em consideração os protocolos sanitários estabelecidos no Plano São Paulo.
O diretor de Cultura da prefeitura, Cadu Pinotti Jr, explicou que “foi uma tarefa difícil criar alguma forma de comemoração e ainda manter os cuidados necessários com a pandemia”. “Devido às regras do Plano São Paulo, várias ações e eventos que planejávamos tiveram que ser descartados, para proteger a população e evitar o contágio do novo coronavírus, mas estamos desde janeiro preparando algumas atrações culturais que são possíveis de serem realizadas, e que todos possam aproveitar de forma segura, revivendo boas memórias da nossa história”, apontou.
Constam na programação a exposição fotográfica “Nova Odessa: 116 Anos de História”, que ocorrerá ao longo do mês, no saguão do Paço Municipal. A mostra reúne fotos raras de várias partes da cidade, que traçam o caminho histórico percorrido até aqui pela população.
A exposição será aberta ao público, mas com controle de acesso. “É um passeio histórico que mexe muito com a imaginação de uma época que não vivemos, mas sempre ouvimos falar pelos nossos antepassados”, apontou Cadu.
Outro lançamento, também nesta primeira semana de maio, é o “Site Oficial dos 116 anos”, no qual consta um breve histórico de vários pontos da cidade, como locais turísticos, atrações culturais, históricas e de lazer, bem como a própria história de Nova Odessa. “Nele, também teremos uma lista gastronômica de vários restaurantes, pizzarias e lanchonetes do município, para incentivar o Turismo, a Gastronomia e Economia local”, afirmou o diretor.
A programação traz ainda a retomada de uma atividade muito aguardada: as tradicionais feiras de artesanato retornam à Praça Central, no segundo e quarto sábados do mês de maio, com muitas novidades e vários artesãos aguardando para oferecer o melhor do produto local aos moradores.

MÚSICA
“Na semana do aniversário da cidade, que é no dia 24 de maio, a nossa tradicional Banda Sinfônica Municipal se apresentará em ‘lives’ (apresentações ao vivo) no Teatro e no Paço Municipal, para oferecer uma comemoração sonora a toda população”, acrescentou Cadu.
E, para os amantes do rock, haverá também o “Odessão Festival”, um evento solidário realizado pelo músico Diego Gomes, que será feito no formato de “live” nos três últimos sábados do mês, com o apoio da prefeitura.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Exposição Fotográfica ‘Nova Odessa: 116 Anos de História’

Quando: terças e quintas-feiras, das 17h às 19h – a partir de 6 de maio
Onde: Paço Municipal (Av. João Pessoa, nº 777, Centro)
Visitação aberta e gratuita, com controle de acesso

Feira de Artesanato – Edição Especial de Aniversário da Cidade
Quando: aos sábados, dias 8 e 22 de maio, das 9h às 14h
Onde: Praça Central José Gazzetta
Entrada gratuita, com diversos expositores

Lançamento do Site Oficial dos 116 Anos – Os Detalhes da Cidade
Quando: segunda-feira, 10 de maio
Onde: www.aniversario.novaodessa.sp.gov.br

Lives da Banda Sinfônica Municipal Gunars Tiss
Quando: domingo, 9 de maio, às 15h, em comemoração ao Dia das Mães;
segunda-feira, 24 de maio, às 8h e às 20h, em comemoração ao aniversário de Nova Odessa;
e sexta, dia 28 de maio, live especial ao aniversário da banda, às 17h.
As transmissões online acontecem no Facebook da Prefeitura: https://www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa

Odessão Rock Festival – Live solidária
Quando: aos sábados, dias 15, 22 e 29 de maio, das 13h às 17h
Onde: pelo Instagram @odessaofestival e pelo Facebook @WA Notícias (com arrecadação de alimentos, agasalhos e ração para animais na escola Alvina Maria Adamson – Rua Aracajú, nº 215, Jardim São Jorge).

Terça-feira, 4 de Maio de 2021

Veja Também

Willian questiona atraso no repasse de recursos para ONGs de Sumaré

O presidente da Câmara de Sumaré, Willian Souza (PT), cobrou informações sobre o atraso no ...