Fúria Azul, 12 anos de paixão pelo Unidos da Vila

Ao final dos anos 1970 e meados dos anos 1980, cresce em todo o país um fenômeno que rapidamente se espalhou e contagiou a todos os torcedores loucamente apaixonados pelo futebol e seus clubes: as “torcidas organizadas”. O fenômeno também ganhou espaço entre os torcedores dos times da várzea e rapidamente passaram de meros espectadores coadjuvantes para tornarem-se astros protagonistas de um espetáculo único e grandioso, dividindo o brilho e a atenção do público em geral, agigantando ainda mais a magia do futebol. As torcidas levaram o papel definitivo do décimo segundo jogador em campo. Em Sumaré, esse fenômeno pode ser visto perfeitamente nos jogos do Unidos da Vila, equipe amadora do Jardim Picerno, que disputa as principais competições locais e regionais. Sua torcida, Fúria Azul, com sua bateria digna da Marquês de Sapucaí, suas bandeiras e faixas, sinalizadores e a tradicional fumaça azul e branca, fazem um espetáculo de arrepiar qualquer pessoa.
A Fúria Azul foi criada em meados de 2009, por um grupo de amigos torcedores do Unidos da Vila, tem hoje 12 anos de idade e uma legião de torcedores. Sua presença nas praças esportivas constitui sempre um espetáculo a parte. Uma incrível energia repassa para os atletas em campo.
A Fúria Azul experimentou um enorme crescimento principalmente com a boa fase do Unidos da Vila com a conquista da Copa Metropolitana em 2018. O aumento espantoso do número de torcedores e simpatizantes fazem dela, hoje, ter o status de ser a maior da cidade de Sumaré.
Para dar ritmo à festa, Dandara, Bananinha, João, Guilherme, Renan, Gustavo, entre outros, são os senhores da bateria. São eles que fazem a torcida cantar e incentivar, transformado as praças esportivas em dia de jogo do Unidos da Vila num espetáculo sensacional. Um ritual bonito é a caminhada da torcida rumo ao Centro Esportivo, saindo do Campo do Picerno. Uma legião torcedores, todos juntos, cantando e caminhando ao ritmo da bateria, debaixo de Sol ou chuva, contagiando até quem não é torcedor do Unidos da Vila. A Fúria Azul tem orgulho de ser uma torcida pacífica, que leva alegria onde o Unidos da Vila estiver. Tem uma ala feminina sempre atuante e participativa, além de apoiar e promover ações sociais principalmente com as crianças da comunidade do Picerno.

Sábado, 10 de Abril de 2021

Veja Também

BIOGRAFIA: Jocielen Colli

Jocielen Colli é uma atleta carioca. Modelo fitness e atleta na categoria Welness onde foi ...