Agentes fazem busca ativa e eliminação de criadouros do Aedes

Dando sequência a medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikunguya, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), realiza nesta semana ações de casa a casa nos bairros Jardim Amanda e Jardim São Sebastião e de nebulização no Parque Gabriel. De acordo com a UVZ, as ações são executadas em regiões onde foram notificados casos positivos e suspeitos de dengue.
No trabalho de casa a casa, os agentes do órgão visitam as residências. Eles orientam e distribuem material explicativo para os moradores. Os agentes também fazem a busca ativa de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Caso seja constatada a existência de focos, os criadouros são eliminados. Também são recolhidas as larvas do mosquito, caso sejam encontradas, para identificação em laboratório.
A nebulização também consiste de visitas de agentes da UVZ às casas da população. Eles utilizam aparelhos nebulizadores colocados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor para eliminar o Aedes aegypti. A Prefeitura solicita aos moradores para que deixem os agentes entrarem em suas residências para executar as duas ações. Eles estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda ressalta que a população deve manter o uso obrigatório de máscaras durante a realização dos trabalhos.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado à Secretaria de Saúde, até o momento o município registra 335 notificações de dengue, das quais 77 casos positivos, 126 casos negativos, 132 aguardam resultado e nenhum óbito.

Quarta-feira, 7 de Abril de 2021

Veja Também

Mortes por Covid-19: Hortolândia volta aos dois dígitos após 12 dias

Depois de quase duas semanas com registro de mortes por Covid-19 abaixo dos dois dígitos, ...