Incansável na luta contra a Covid-19, Sumaré mantém índice de curados próximo a 95%

Município reorganizou toda rede municipal de saúde para enfrentar pandemia, ampliando leitos para internação e assistência ambulatorial para pacientes com sintomas gripais

Salvar vidas! Com esse propósito, Sumaré segue firme no combate à Covid-19. Novo balanço epidemiológico divulgado na quinta (31) pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus aponta que o índice de pacientes recuperados da doença chega próximo a 95% dos moradores. Dos 15.765 casos positivos, 14.936 foram curados. No entanto, para diminuir os níveis de contágio – continuar preservando e salvando vidas, além de retroceder o mais rápido possível de fase – é fundamental a colaboração de todos, adotando medidas de proteção, entre elas, evitar aglomerações.
A Prefeitura de Sumaré não tem poupado esforços em prol da população sumareense e trabalha com responsabilidade para a prevenção e enfrentamento da doença. O Município, desde o início da pandemia ano passado, reorganizou toda a rede municipal de saúde para enfrentar o surto epidemiológico, ampliando leitos para internação e a assistência ambulatorial para pacientes com sintomas gripais. Cinco unidades da Rede de Atenção Primária à Saúde atendem exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios leves. Neste ano, o atendimento foi ampliado também nos fins de semana, oferecendo assistência médica com o devido acolhimento e testagem de casos, de forma descentralizada, em cada uma das regiões da cidade.
A mesma estrutura também é replicada na campanha de imunização, com nove pontos de vacinação espalhados por todo o município. “Importante ressaltar que dentro da organização do Sistema Único de Saúde, conforme preconizado pela lei federal 8.080/1990, competem às esferas federais e estaduais a gestão de hospitais de referência regional dos sistemas públicos de alta complexidade. Sumaré tem atuado além das suas competências para prover assistência necessária à população neste momento de extrema sobrecarga – tanto da rede pública quanto suplementar de saúde – atendendo pacientes que não têm suas solicitações de transferência contempladas com vagas em hospitais de referência via Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde)”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.
A Administração Municipal também segue com ampliações de leitos dedicados exclusivamente a pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. Desde dezembro do ano passado, quando foi identificado aumento da taxa dos casos, a Secretaria de Saúde ampliou a estrutura – de 10 leitos com suporte ventilatório e 20 para casos moderados – para 20 leitos com suporte ventilatório mecânico e até 70 leitos de enfermaria, somando as estruturas da UPA Jardim Macarenko e do Hospital de Campanha.
“Seguimos com fé em Deus, muito trabalho e respeito à nossa população. Trabalhamos com seriedade para passar por esta pandemia, ofertando serviço de qualidade para que nossos munícipes estejam seguros e recebam um tratamento de excelência”, destacou o prefeito Luiz Dalben (Cidadania).
Em todas as regiões existe uma unidade para receber exclusivamente os suspeitos da Covid-19 para evitar o contato com usuários que buscam pelos serviços de saúde por outros motivos. “É fundamental destacar que nenhum paciente do município teve seu atendimento prejudicado por falta de leitos na rede municipal, sejam leitos com suporte ventilatório ou de enfermaria. E todos têm o acompanhamento da equipe multidisciplinar, mesmo aqueles que aguardam transferência devido ao grau de complexidade”, garantiu Virginelli.
A Prefeitura de Sumaré tem tomado todas as medidas para o enfrentamento da pandemia, tanto no que diz respeito às diretrizes do Plano São Paulo e sua respectiva fase emergencial, assim como em trabalhos de conscientização junto à população, promovendo barreiras sanitárias e ações em todo o município no intuito de evitar aglomerações.
Para o prefeito Luiz Dalben, esse percentual de mais de 94% de curados é motivo de agradecimento a Deus. “Em primeiro lugar, agradecemos ao dono da Vida, Deus. Nossa gratidão também aos profissionais da Saúde pelo serviço de excelência que têm prestado no combate à Covid em nossa cidade. É um momento difícil e bem delicado, que requer toda a atenção, trabalho, eficiência e planejamento. É imensamente reconfortante ver os casos de pessoas que estão curadas e venceram essa batalha. Deixamos nossos agradecimentos à população de Sumaré, que tem entendido nosso apelo e a necessidade de respeitar os protocolos de segurança visando combater a disseminação da Covid-19, evitando aglomerações. Queremos nos solidarizar e manifestar nossos sentimentos às famílias que perderam seus entes queridos. Com a colaboração de todos, nossa união, caridade, solidariedade e amor, vamos passar por isso juntos e vencer essa luta pela vida!”, comentou o Chefe do Executivo sumareense.

Domingo, 4 de Abril de 2021

Veja Também

Mortes por Covid-19: Hortolândia volta aos dois dígitos após 12 dias

Depois de quase duas semanas com registro de mortes por Covid-19 abaixo dos dois dígitos, ...