Comitê volta a se reunir para analisar pandemia e atualizar ações em Sumaré

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Sumaré voltou a se reunir na manhã de quinta-feira (25) para analisar a evolução do trabalho de combate à Covid-19 no município, além de atualizar a estrutura atual em Saúde que a cidade dispõe e apresentar as ações que serão intensificadas visando à prevenção e à contenção da doença. Entre elas, a conscientização dos moradores sobre cuidados e higienização pessoal, desinfecção de espaços públicos e as operações realizadas pela Guarda Municipal juntamente com a Polícia Militar para evitar ou encerrar eventos com aglomerações.
Também foram abordadas as novas recomendações do Plano São Paulo, que determina a restrição de circulação para todas as cidades do Estado no período entre 23h e 5h, a partir desta sexta (26) até o dia 14 de março. No período, o deslocamento da população está autorizado apenas a trabalho ou para serviços essenciais (hospital, farmácia etc). O funcionamento é restrito a serviços de ordem essencial e delivery. A circulação de pessoas por outro motivo, assim como reuniões, festas, eventos ou qualquer tipo de aglomeração não é permitida.
“A Administração Municipal está totalmente empenhada para conter a disseminação da Covid-19. Sumaré foi a primeira cidade da região a criar um comitê de enfrentamento à doença, com um plano de contingência bem estruturado, que continua ativo e trabalhando firme. Continuamos sempre nos atualizando sobre os últimos fatos da região, antecipando situações e com as equipes em prontidão, na linha de frente para o melhor auxílio à população, seguindo sempre os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde”, explicou o prefeito Luiz Dalben.
O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde nessa quinta-feira (25) registra 12.650 casos confirmados de Covid-19 em Sumaré e 29.902 descartados. São 344 óbitos no total. Até o momento, foram vacinados 10.187 sumareenses – sendo 8.034 com a primeira aplicação e 2.153 com a segunda dose. O município conta com 30 leitos de média e alta complexidade exclusivos ao atendimento de paciente com coronavírus na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Macarenko.
“O atual estágio da doença em todo o país reforça a necessidade de continuarmos seguindo à risca todos os protocolos de segurança. Em especial evitar aglomerações, mantendo o distanciamento social, usar máscara de proteção facial, higienizar constantemente as mãos com água e sabão ou com álcool em gel. Essas são medidas preventivas fundamentais que devem ser intensificadas por todos”, lembrou o secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli.
Participaram da reunião dessa quinta o secretário de Governo e Participação Cidadã, Welington Domingos Pereira; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, dona Mara Dalben; o procurador geral do município, doutor Israel Humberto; e representantes das secretarias de Saúde, Segurança, Serviços Públicos, Obras, Comunicação, Mobilidade Urbana, Planejamento, Inclusão Social, Educação Meio Ambiente e Controle Interno e Transparência.

Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021

Veja Também

Dalben conquista R$ 4,5 mi para compra de ambulâncias em Sumaré e outras 26 cidades

Contribuindo com a estruturação dos sistemas públicos de saúde, o deputado estadual Dirceu Dalben (PL) ...