Município aparece em 5º lugar entre as cidades que apresentaram saldos positivos de abertura de vagas formais na RMC em 2020
Mais uma boa notícia para começar bem a semana! A cidade de Sumaré apresentou saldo positivo na geração de empregos ano passado. De acordo com o levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia, o município gerou 498 novos postos. Os dados foram compilados e divulgados pela Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), que acompanha mensalmente o desempenho das cidades que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas). Segundo o órgão, Sumaré aparece em 5º lugar no ranking e figura entre as treze cidades – de um total de 20 na RMC – que apresentaram saldos positivos de empregos; e em 2º na RPT (Região do Polo Têxtil).
O prefeito Luiz Dalben comentou o aumento de 10% no número de vagas ofertadas. “Só temos a comemorar esse crescimento, reflexo de um polo industrial e comercial fortíssimos, além do empreendedorismo em ascensão, hoje com aproximadamente 15 mil MEIs, segundo dados do Sebrae. Sumaré é uma cidade bastante promissora e continuamos trabalhando e incentivando novos empreendimentos, tanto no comércio quanto na indústria, a fim de gerar mais empregos à população”, pronunciou o chefe do Executivo sumareense.
O município de Sumaré hoje a segunda maior cidade da região em números de habitantes – 286.211 em 2020, de acordo com o IBGE – e tem terceiro PIB da Região Metropolitana de Campinas. Portanto, tem forte capacidade de geração de vagas de emprego, pois é o segundo maior mercado consumidor da região, com um parque industrial diversificado.
A atividade comercial foi o setor que menos sentiu o impacto dos efeitos da Covid-19. O levantamento do Caged mostrou o panorama econômico na região, apontando as vagas e o desempenho nas áreas de agropecuária, comércio, construção civil, indústria e serviços. E a cidade de Sumaré colaborou com a região gerando 498 vagas no ano de 2020.
Já na RPT (Região do Polo Têxtil) – que compreende Sumaré e as cidades vizinhas de Hortolândia, Nova Odessa, Americana, Santa Bárbara – as atividades comercial e construção civil foram as únicas a apresentarem saldos positivos, contribuindo com 1.082 vagas. Os resultados mostram a força da Cidade Orquídea, bem como da microrregião. “Sumaré continua atraindo a atenção dos investidores por sua localização privilegiada, oferta de mão de obra capacitada e também pela seriedade do Governo Municipal no contato com a classe empresarial. São empresários que acreditam em Sumaré, e nossa malha viária é uma das melhores”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Padovani.
APOIO AOS EMPRESÁRIOS
Destaca-se ainda pelo comércio forte, próspero e competitivo. Sumaré atraiu nos últimos anos empresas de pequeno e médio porte, como lojas de rede, clínicas especializadas, e do setor de serviços. Para o prefeito Luiz Dalben são muitos os fatores que contribuem para que o município continue se destacando e atraindo novos empreendimentos. “Nossa cidade possui um potencial enorme de desenvolvimento e nosso objetivo é continuar trabalhando, sempre focado em atrair investidores de todos os portes que contribuam com o crescimento da cidade em geração de empregos e renda para a população, impulsionando a nossa economia”.
Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2021