Centro Paula Souza dá dicas para tornar aula online mais agradável

Até quarta (17), docentes recebem alunos novos para interação presencial; ensino remoto para os demais começou no dia 8

A semana começou com diversas Etecs (escolas técnicas estaduais) com portas abertas para dinâmicas de recepção e acolhimento aos ingressantes, para que possam conhecer as unidades onde vão estudar de forma escalonada e seguindo o protocolo sanitário do CPS (Centro Paula Souza). Na região, há escolas em Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Sumaré.
Entre os dias 3 e 5, professores reuniram-se remotamente para planejarem as atividades para esta retomada. A programação de 8 a 17 de fevereiro, próxima quarta-feira, inclui ações presenciais exclusivas para os alunos que fizeram o processo seletivo para o primeiro semestre de 2021. Na última segunda-feira (8), teve início o ensino remoto para os alunos de Etecs do Estado de São Paulo.
Depois de superar um ano cheio de desafios e aprendizados, docentes e estudantes avançaram nas trilhas do ensino virtual e, mais preparados, poderão começar a transição gradativa para o modelo híbrido de educação. O formato prevê parte das atividades presenciais com grupos reduzidos de alunos e outra parte que continuará sendo ministrada remotamente.
Para dar as boas-vindas neste início de ano, o professor Sandro Valerius, do GEEaD (Grupo de Estudo de Educação a Distância), do CPS, preparou algumas dicas de volta às aulas que podem garantir um retorno com mais empatia e resultados positivos.
Organize seu espaço – como 2021 começa no sistema virtual, escolha um espaço em casa para estudar. Encontre um cantinho com o qual se identifique para fazer as atividades, estudar, ler e acompanhar as aulas. Isso ajudará na organização pessoal e sinalizará para a família que “você está na escola”.

CÂMERA ABERTA
Faça diferente este ano e abra a câmera do computador quando estiver na aula. O contato visual aumenta o foco e é importante para o professor. “A expressão facial do aluno orienta o educador que, ao perceber um olhar diferente, tem a chance de reconstruir o que estava falando e resgatar a comunicação”, explica Sandro Valérius, coordenador de projetos para EaD do CPS. E aqueles que não se sentem à vontade em compartilhar um pouco da privacidade, a plataforma Teams conta com várias opções de fundos de tela. Que tal uma paisagem bonita para animar o dia?

DE OLHO NO RELÓGIO
Outro cuidado essencial nessa retomada às aulas é com a gestão do tempo. Seja pontual para as aulas online, assim como sempre precisou ser nas presenciais. Organize o tempo também a seu favor. Estipule uma agenda pessoal que funcione para atender aos prazos e que permita um tempo livre para outros tipos de atividades. Administrar uma rotina de estudo é uma prática que vai ajudar inclusive na vida profissional.

MÉTODO DE ESTUDO
Além do espaço e tempo, a organização para os estudos é um tema importante da volta às aulas. A recomendação é identificar qual método pode funcionar melhor para cada um. Fichário, caderno, bloco de notas, mapa mental, fazer a atividade no mesmo dia da aula, fazer em dias alternados? A sugestão é estabelecer um método para seguir, mas como implementá-lo é um desafio pessoal.

METAS CUMPRIDAS? DESCANSO MERECIDO
E cultivar o equilíbrio é mais uma dica para começar bem o ano e manter o ritmo e entusiasmo até dezembro. O descanso e o lazer ajudam a calibrar a rotina puxada de estudos e podem ser um bônus para quem executou suas tarefas. “O equilíbrio deve ser uma meta. Jogar videogame ou conversar com amigos pode ser considerada a recompensa pela missão cumprida”.

Domingo, 14 de Fevereiro de 2021

Veja Também

Estado cria duas novas salas para ensino noturno

O dirigente regional de Ensino de Americana, Haroldo Ramos Teixeira, esteve na sessão da Câmara ...